8 sintomas que detectam falhas no planejamento estratégico
Foto: ReproduçãoSunday, 05 August 2018
Saiba como detectar esse grave problema gerencial de sua empresa.
Uma pesquisa realizada pela 5A Company com 120 empresas de médio e grande porte das regiões Sul e Sudeste do Brasil constatou que 61% das empresas brasileiras não seguem um planejamento estratégico, mesmo que 96% dos executivos acreditem na sua importância. Os dados mostraram ainda que, dos poucos que têm o planejamento, 73% não têm rotina de acompanhamento. Com esse diagnóstico, a coach Janaina Manfredini, cita oito sintomas para você avaliar se a sua empresa está deixando de lado esse direcionamento. Confira:
- Ninguém tem tempo para nada. Tempo é a muleta para tudo.
- Você tem diretores fazendo papel de gerentes e gerentes fazendo papel de coordenadores e assim por diante. Ou seja, todo mundo fica caro, pois tem salário de um nível de responsabilidade, mas exerce atividades de níveis com menor responsabilidade.
- Raramente tem alguém pensando estrategicamente, o que explica aqueles números lá do início.
- Existe uma esquizofrenia de responsabilidades e função
- Todos estão realmente sobrecarregados, realizando determinado tipo de atividade e sendo “cobrados” por outro.
- O nível de estresse aumenta e o número de adoentados também.
- Não existe uma conduta clara para tomada de decisões. E então não existe autonomia, o que sobrecarrega os de maiores responsabilidades. "Só eles têm as respostas."
- Todo mundo recebe um milhão de e-mails "PSC" (Para Seu Conhecimento), pois ninguém se responsabiliza por decisões sem que os superiores sejam responsabilizados (só por estarem em cópia), sobrecarregando mais uma vez.
Como a prevenção é sempre o melhor caminho, a especialista orienta que as empresas com os sintomas acima procurem auxílio de consultorias para seguir o planejamento estratégico. “É um ótimo atalho e funciona bem, mas nem sempre depois disso os executivos dão continuidade. Isso porque não envolveram todas as suas células nesta construção, terceirizaram, e então, dificilmente o que foi construído faz total sentido”, destaca Janaina. Sem um planejamento, o time fica sem direcionamento, sem acompanhamento e sem saber se está no caminho certo. “A equipe tende a agir como acredita ser o melhor para a empresa e não como a empresa determinou que seria, porque não determinou”, fala.
A coach compara uma organização sem planejamento estratégico com um navio à deriva, com todo mundo remando muito mais forte do que o necessário. “Todos remam, mas em direções diferentes, gastando mais energia para seguirem, só que muito mais vagarosamente. E, assim, o ciclo vicioso se mantém. Onde você prefere colocar a energia das pessoas que precisam contribuir para que seu sonho ou missão se realize? No caminho que você e seu time sênior desenharam, ou em qualquer direção, desde que pareçam estar comprometidos e esforçados?”, reforça.
O planejamento deve responder para onde a empresa quer ir, qual é o propósito, como se quer chegar ao objetivo e os princípios que não se abre mão, além de conter indicadores para avaliar se o caminho seguido está correto e um plano de ação bem definido. “É preciso entender qual é a razão para se ter um planejamento estratégico, até porque se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve”, finaliza a coach.