Uso da tecnologia para promover o turismo é discutido em Blumenau

Uso da tecnologia para promover o turismo é discutido em Blumenau
Foto: Divulgação

Friday, 14 September 2018

Seminário Destinos Turísticos Inteligentes na Prática reuniu cerca de 70 pessoas no auditório do Senai

Cerca de 70 pessoas participaram nesta quarta-feira, 12, do seminário Destinos Turísticos Inteligentes na Prática – etapa Blumenau, promovido pelo Sebrae/SC, Fiesc e Fecomércio, com apoio da ACATE. O encontro tinha como objetivo aproximar as cadeias de turismo e tecnologia para geração de oportunidades de novos negócios, pautada nos pilares de destino inteligente.

A programação iniciou com a apresentação do case Smart Tour Brasil: como a geração de dados em tempo real pode contribuir para a implantação de Destinos Turísticos Inteligentes. A startup, com sede em Florianópolis, oferece uma plataforma online de geração de dados turísticos em tempo real.

Através de beacons (dispositivo de alta tecnologia), a empresa repassa conteúdo informativo via bluetooth por proximidade do visitante. Atualmente é considerado o maior projeto em andamento utilizando tecnologia no turismo na América Latina.

A segunda apresentação foi do consultor do Sebrae/SC Carlos Cappelini, que destacou como o turismo pode contar com tecnologias para aproximar o público para as atrações turísticas. O seminário encerrou com uma dinâmica de fishbowl, na qual os participantes são convidados a falar sobre as dores encontradas no setor local. As dificuldades relatadas servirão de insumo e informação, que serão repassadas as empresas de tecnologia, para o possível desenvolvimento de soluções.

Num próximo evento (ainda sem data definida), com a presença das empresas de base digital, serão apresentadas essas soluções. A aproximação entre empresas da cadeia de turismo e tecnologia pretende fomentar negócios e expandir o conceito de destinos turísticos inteligentes.

O evento é uma ação do Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense – PDIC2022 – Rotas Estratégicas Setoriais para a Indústria Catarinense – Turismo, realizado pela Fiesc, Fecomércio e Sebrae/SC.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE