Bovespa fecha acima dos 94 mil pontos e marca novo recorde

Bovespa fecha acima dos 94 mil pontos e marca novo recorde
Foto: Reprodução

Tuesday, 15 January 2019

Ibovespa subiu 0,87%, a 94.474 pontos. Alta foi apoiada nas perspectivas favoráveis para a economia brasileira.

O Ibovespa, principal indicador da bolsa brasileira, a B3, subiu nesta segunda-feira (14) e superou pela primeira vez os 94 mil pontos, marcando novo recorde de fechamento. A alta foi apoiada nas perspectivas favoráveis para a economia brasileira.

O Ibovespa subiu 0,87%, a 94.474 pontos, e encerrou a sessão na máxima do dia. Veja mais cotações. Na mínima, o índice foi a 93.335 pontos. No ano, a bolsa já acumula alta de 7,49%.

O dólar também refletiu o otimismo com a economia local e caiu 0,40%, a R$ 3,6996.

O papel da Sabesp foi o destaque de alta na bolsa de valores. As ações da companhia subiram 5,34%, ainda favorecidas por estudos do governo de São Paulo que incluem privatização da companhia de água e saneamento estadual.

As ações da Vale, Itaú Unibanco e Bradesco também avançaram e ajudaram a puxar o Ibovespa para cima devido ao peso importante que têm sobre o índice.

De acordo com profissionais da área de renda variável, notícias sobre o andamento de medidas econômicas no Brasil seguiram repercutindo nos negócios, em particular aquelas ligadas à reforma da Previdência, destacou a Reuters.

A reforma da Previdência é considerada fundamental pelo mercado para o acerto das contas públicas. Sem ela, os investidores apontam que a percepção de risco do Brasil pode piorar, provocando uma fuga de investidores, desvalorização do câmbio e consequente impacto para inflação e juros.

Exterior

No cenário externo, o presidente norte-americano, Donald Trump, previu no começo da tarde que os EUA chegarão a um acordo para acabar com a guerra comercial com a China, ao dizer que Pequim quer negociar.

Os dois países realizaram conversações em Pequim na semana passada e o secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, disse que o principal negociador da China, o vice-primeiro-ministro Liu He, provavelmente visitará Washington no final deste mês.

A China teve em 2018 o maior superávit comercial com os Estados Unidos já registrado, o que pode levar o presidente norte-americano, Donald Trump, a ampliar as ameaças sobre Pequim em sua disputa comercial.

Além disso, as exportações da China caíram inesperadamente pelo ritmo mais forte em dois anos em dezembro, enquanto as importações também contraíram, indicando mais fraqueza na economia do país em 2019 e deterioração da demanda global, destacou a Reuters.

Os dados mais fracos da economia chinesa chegaram a pressionar as ações brasileiras no início dos negócios.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE