Carne podre descoberta pela PF ainda pode causar prejuízos

Carne podre descoberta pela PF ainda pode causar prejuízos
Foto: Divulgação

Monday, 20 March 2017

O escândalo que veio a tona com a operação 'A Carne É Fraca' desmascarou um esquema de corrupção envolvendo PP e PMDB, além da falsa moralidade de vegetarianos que riem de pessoas que estão consumindo substâncias tóxicas.

Como todos já devem saber, no final da semana passada a Polícia Federal deflagrou a operação ‘A Carne É Fraca’ que cumpriu 309 mandados judiciais (27 de prisão preventiva) contra políticos e empresário do ramo dos frigoríficos.

Nos produtos apreendidos os policiais encontraram bactérias, locais impróprios para o armazenamento, substâncias cancerígenas para impedir a percepção do mau estado da peça e até assinaturas de certificados para exportação e venda sem checagem no local. Foram meses de investigação e há centenas de horas de gravações telefônicas interceptadas.

“É inacreditável a sucessão de irregularidades gravíssimas que, tudo está a indicar, cometem diariamente no manuseio, industrialização e comercialização de derivados da carne que a sua mera descrição causa náuseas. Armazenamento em temperaturas absolutamente inadequadas, aproveitamento de partes do corpo de animais proibidas pela legislação, utilização de produtos químicos cancerígenos, produção de derivados com o uso de carnes contaminadas por bactérias e, até, putrefatas”, na decisão judicial contra a catarinense Peccin Industrial.

Fiscais agropecuários recebiam favores e dinheiro para liberarem a produção e a comercialização de produtos que os investigadores definiram como “apodrecidos”.

O esquema de corrupção, de acordo com o delegado Maurício Moscardi Grillo, tinha o recolhimento de suas propinas usadas para beneficiar o PMDB e o PP, levando o escândalo diretamente ao deputado paranaense licenciado Osmar Serraglio – atualmente Ministro da Justiça – que foi pego em escuta telefônica chamando o fiscal agropecuário Daniel Gonçalves Filho de “grande chefe”. Ele pode não ter percebido, mas ele fortemente se colocou em uma péssima situação.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento afirma que a fiscalização é eficiente, classificando-o como "Serviço de Inspeção Federal brasileiro é considerado um dos mais eficientes e rigorosos do mundo". Para o Ministério os policiais cometeram alguns erros ao considerar palavras como ‘papelão’ ao pé da letra, afirmando que trata-se de um jargão. De qualquer forma, agora Polícia Federal e Ministério da Agricultura devem atuar juntos, uma vez que a PF não pôde consultar o órgão anteriormente justamente por estar investigando pessoas que estavam em seus quadros.

A preocupação agora é saber quais os lotes estragados para retirá-los do mercado o quanto antes.

Santa Catarina – grande exportador de carne bovina – demonstrou especial preocupação com as consequências obviamente negativas que esse novo escândalo podem causar, apesar de nenhum país ter se manifestado negativamente sobre ainda.

Talvez uma das partes mais triste dessa situação que é repugnante de forma literal seja ver alguns vegetarianos – pessoas que, muitas vezes precisam lidar com a ignorância alheia caçoando de suas escolhas alimentares – rindo e fazendo piada porque pessoas que comem carne estão ingerindo produtos cancerígenos sem sequer perceber,

Isso mostra a natureza de muita gente em ser afável enquanto vítima e agressiva ao deixar de sentir-se frágil. Afinal, não é necessário muito mais do que boçalidade e hipocrisia para que alguém mostre o tamanho de sua babaquice... independente do que escolha comer.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE