CDL Blumenau alerta sobre golpes do boleto bancário
Foto: ReproduçãoWednesday, 22 March 2017
Tome cuidado, pois falsificações estão cada vez mais parecidas com documentos originais.
A CDL Blumenau recebeu informações de que mais um golpe está sendo aplicado em Blumenau. Desta vez, os golpistas estão fraudando boletos bancários emitidos pelos estabelecimentos. A ação está acontecendo da seguinte forma:
Os golpistas estão entrando em contato, por e-mail, com os clientes das empresas informando que o boleto enviado anteriormente está com o valor errado e, por isso, estão reenviando um novo boleto com valor corrigido. Os golpistas pedem que o cliente desconsidere o primeiro boleto enviado, que é o documento original, e paguem o novo boleto enviado, que é o documento fraudado. Para chamar a atenção do cliente os boletos fraudados são enviados com um valor menor do que o boleto original enviado pela empresa.
Os golpistas utilizam ainda, nos boletos fraudados, os dados cadastrais reais das empresas (CNJP, Razão Social e endereço).
Abaixo segue o conteúdo do e-mail que está sendo enviado aos clientes das empresas:
“Prezado Cliente,
Informamos a xxxxxxxxx, que devido a problemas operacionais em nosso sistema de faturamento de Notas Fiscais, houve divergência no cálculo da alíquota de PIS/Cofins sendo que foi cobrado á maior o valor de R$ 50,51. Como forma de equalizar o erro de nosso sistema, estaremos concedendo igualmente um crédito bonificado de R$ 50,51 na duplicata 0002957/01 com vencimento para 15/03/2017!
Solicitamos que desconsidere o boleto anterior (NÃO EFETUE O PAGAMENTO) de R$ 453,50 (em DDA) e utilize o NOVO BOLETO EM ANEXO com o valor corrigido de R$ 402,99.
Por gentileza solicitamos que confirme o recebimento.
Obs.: Crédito/Bonificação referente a divergência na cobrança da alíquota de alíquota PIS/Cofins/CSLL cobrado a maior”.
Para evitar transtornos e prejuízos aos consumidores e estabelecimentos de Blumenau, a CDL está orientando os associados, repassando algumas informações importantes:
- Oriente seus clientes: informe sobre o golpe e oriente todos os seus clientes para que, caso recebam algum e-mail ou mensagem com este conteúdo, que não efetuem o pagamento do boleto e entrem em contato com seu estabelecimento para verificar a veracidade da informação;
- Registre Boletim de Ocorrência: Ao perceber que sua empresa e cliente foram alvos deste golpe, procure uma delegacia de Blumenau e registre um Boletim de Ocorrência;
- Verifique o sistema de emissão de NF utilizado pelo seu estabelecimento: Certifique-se sobre possíveis falhas ou invasão no sistema utilizado pela sua empresa. Entre em contato com a empresa de TI ou com a empresa que fornece o sistema de emissão de NF para averiguar possíveis problemas;
- Informe o PROCON e o Ministério Público: Protocole junto ao PROCON de Blumenau e ao Ministério Público um ofício informando sobre a fraude envolvendo seu estabelecimento, que a empresa está ciente e já está tentando resolver a situação.
- Consulte um advogado: Informe sobre o golpe ao departamento jurídico de sua empresa ou a um advogado para verificar de que outras formas você pode proceder nesta situação para proteger sua empresa e seus clientes;