Souza Cruz anuncia fechamento

Souza Cruz anuncia fechamento
Foto: Divulgação

Tuesday, 03 September 2019

A gigante do tabaco anunciou ontem que suas atividades em Blumenau serão encerradas, em partes, por conta da concorrência ilegal.

Blumenau é tradicionalmente um polo de grandes empresas. Algumas, se tornaram marcas tradicionais da nossa história. Por isso foi tão impactante o anúncio feito na tarde de ontem: a Souza Cruz, gigante do ramo do fumo, vai encerrar suas atividades.

Já era especulado há tempo que a empresa poderia vir a fechar suas portas, mas sempre foi negado.

Os funcionários da usina localizada na Rua Amazonas (Garcia) ficaram sabendo disso ainda ontem, sendo avisados de que tal fechamento seria parte da reestruturação da empresa com o intuito de aumentar a competitividade. Além da usina, o posto de compra na cidade de Sombrio (SC) também será desativado. É uma triste notícia para a Economia local.

A empresa afirma que os produtores regionais de tabaco não precisam se preocupar, porque um novo posto está surgindo em Timbó (SC) e outros continuaram negociando em Rio Negro (PR) e Santa Cruz do Sul (RS)

A diretoria afirma que parte da razão para a decisão é o crescimento desenfreado do mercado ilegal, que abocanhou 57% do total de cigarros comercializados no Brasil. Além disso também há o surgimento de modas como o narguilé e o cigarro eletrônico, diminuindo a demanda.

Os imóveis em Blumenau e Sombrio estão à venda.

Apesar disso, a direção da empresa convidou a metade de seus profissionais efetivos – 71 pessoas – para serem realocados em outras unidades. Contudo, a usina concederá uma rescisão acima do que é exigido pela Lei (e superior à média do mercado) aos colaboradores que forem desligados de seus quadros, afirmando que os auxiliarão a se realocar no mercado.

Foi um baque bastante duro e repentino – apesar de consideravelmente previsível – na Economia local, que tem carecido de crescimento e maior desenvolvimento a anos.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE