Programa Talento Inovador incentiva desenvolvimento científico

Programa Talento Inovador incentiva desenvolvimento científico
Foto: Divulgação

Monday, 30 September 2019

Também fomenta o aumento de competitividade da indústria catarinense.

Com o objetivo de aumentar a competitividade e o desenvolvimento social, econômico, científico e tecnológico catarinense, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e a Federação da Indústria do Estado de Santa Catarina (Fiesc), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), lançaram a segunda edição do Programa Talento Inovador.

“O Talento Inovador viabiliza a inserção de um bolsista, que vem da academia, para que ele auxilie na implementação da inovação dentro do setor produtivo. Desta forma, tanto a academia, porque coloca em prática os conhecimentos desenvolvidos nas universidades, quanto o setor produtivo, que possibilita a implementação de uma nova solução, saem ganhando. Isso também pode ser aplicado dentro do setor público”, explica o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen.

“É Santa Catarina apostando em conhecimento. Iniciativas como estas demonstram a importância de uma integração entre o poder público, empresas e as entidades. Este programa vai promover talento e tecnologia, gerando postos de trabalho qualificados, elementos-chave para o desenvolvimento competitivo das regiões”, destaca o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino.

Para o superintendente do IEL-SC, José Roberto Fiates, a inserção do bolsista na empresa, por meio do Talento Inovador, promove a inovação. Ele lembra que haverá o acompanhamento técnico do Instituto: "Nossa intenção é criar uma rede de jovens inovadores inseridos em empresas inovadoras".

Como participar

Como o edital é em modalidade de fluxo contínuo, não há prazo para a submissão da proposta. Podem participar empresas, Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs) públicas e privadas, órgãos de governo e entidades do terceiro setor, sediadas em Santa Catarina, interessadas em apresentar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI).

O Programa vai viabilizar a concessão de bolsas de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora, na modalidade Desenvolvimento Tecnológico Industrial (DTI), por intermédio de recursos das intervenientes, para o desenvolvimento e fixação de graduados, mestrandos ou mestres e doutorandos ou doutores.

O IEL irá orientar as intervenientes na elaboração do projeto de PDI, além de identificar e selecionar os bolsistas, de acordo com os perfis por elas descritos e acompanhar e avaliar as atividades dos bolsistas e coordenadores dos projetos de PDI aprovados para verificação do andamento das atividades propostas e realizadas.

O quê: Talento Inovador
Objetivo: aumentar a competitividade e o desenvolvimento social, econômico, científico e tecnológico catarinense
Como submeter: http://plataforma.fapesc.sc.gov.br/fapesc/
Edital: www.fapesc.sc.gov.br


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE