Tenho um estagiário, e agora?

Tenho um estagiário, e agora?
Foto: Imagem meramente ilustrativa

Tuesday, 29 October 2019

Confira 5 dicas para lidar com um jovem profissional na equipe

O diretor de Gente e Gestão, Renato Biava, listou cinco dicas fundamentais para lideranças que acabaram de receber um estagiário na equipe. Para ele, o líder deve ter consciência de que seu papel é também o de mentor e, sobretudo, o de integrar o jovem ao time e estar à disposição para o apoio necessário, além de oferecer desafios que estimulem seu desenvolvimento.

Confira as 5 as dicas que Biava considera indispensáveis para quem acaba de ter um estagiário.

  1. Promova uma visão 360º

    A experiência do estagiário não deve ficar restrita à área em que ele atua. Busque alternativas que permitam ao jovem profissional ter uma visão 360º dos negócios da empresa.

  1. Incentive o aprendizado constante

    Quanto mais aprendizado e troca de experiências forem geradas nas companhias, mais capacitados estarão os profissionais. Para isso, a curiosidade e a ambição pelo aprendizado constante do estagiário devem ser vistas com bons olhos e ter sempre o apoio da liderança.

  1. Estimule a autonomia

    A prática é uma das melhores escolas para o aprendizado. Tocar projetos e iniciativas com autonomia permite que o estagiário desenvolva habilidades como, por exemplo, confiança, comunicação e espírito de liderança.

  1. Proporcione uma experiência de impacto

    Tendo espaço para trabalhar a autonomia dentro do time, é natural que o estagiário encare novos desafios como oportunidades para o crescimento. Busque engajar os talentos com iniciativas que vão estimular a criatividade, assim eles poderão ver na prática o impacto positivo dessas ações na empresa.

  1. Simplifique as relações líder x estagiário

    Tenha sempre em mente a importância de oferecer suporte quando necessário e esteja aberto quando os profissionais buscarem seu auxílio. É importante que essa troca seja sempre acessível e descomplicada, até para gerar conhecimento para os estagiários.

 


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE