Santa Catarina possui a maior a densidade de startups da região Sul

Santa Catarina possui a maior a densidade de startups da região Sul
Foto: Reprodução

Friday, 01 November 2019

Estudo lançado na última quinta-feira (24) pela Distrito Data Miner aponta que para cada 100 mil habitantes existem 7,4 empresas de base tecnológica no Estado

O polo de inovação e economia criativa de Santa Catarina mais uma vez ganha destaque: segundo dados do estudo Distrito Santa Catarina Tech Report, lançado na última quinta-feira  (24), o Estado tem a maior quantidade de startups operantes para cada 100 mil habitantes, com 7,4, enquanto os vizinhos da região Sul possuem 4,4 (Paraná) e 3,7 (Rio Grande do Sul). No total, foram mapeadas 510 startups, das quais aproximadamente 60% surgiram nos últimos cinco anos. O estudo foi produzido Pela Distrito Data Miner em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), a KPMG e o Sebrae/SC.

Segundo o estudo, a maturidade do ecossistema de inovação de Santa Catarina é reflexo das inúmeras iniciativas que correm nesta direção. São 25 incubadoras, 14 polos de tecnologia e três aceleradoras, que fomentam o ecossistema no Estado. ”A atuação de players como a ACATE e o Sebrae/SC, com o Startup SC, na manutenção destas iniciativas tem sido fundamental para concretizar o nosso ecossistema”, afirma Daniel Leipnitz, presidente da ACATE. 

Com foco em fortalecer as startups digitais a partir da difusão da cultura empreendedora e da profissionalização da gestão de seus empreendimentos com ações de capacitação, inovação e mercado, o Startup SC, projeto do Sebrae/SC, promove uma série de eventos no ecossistema.  “As startups de tecnologia têm um papel fundamental no crescimento de diversos setores da cidade. Promover a inovação é um dos nossos objetivos há 7 anos e, com a atuação de conjunta de outras iniciativas, conseguimos ter os resultados que vemos hoje”, conta Alexandre Souza, gestor do Sebrae/SC.

Dentre as startups mapeadas, 45,5% têm sede em Florianópolis, 13,7% estão no polo crescente de Joinville, 8,6% localizam-se em Blumenau e 4,5% ficam em Chapecó. O estudo traz também dados relativos ao faturamento das startups mapeadas: 83,2% delas faturam até R$ 5 milhões ao ano; 13,1%, entre R$ 5 milhões e 25 milhões e 3,7% acima deste valor.

"Com um dos ecossistemas de inovação mais desenvolvidos do país, Santa Catarina faz jus ao apelido de Vale do Silício brasileiro. O Estado foi capaz de criar uma cultura de inovação própria, que permeia aspectos sociais, educacionais e econômicos, demonstrando uma cultura empreendedora que vai além dos limites de um único município e se estende por todo estado", afirma Tiago Ávila,  Líder de Produto do Dataminer, braço do Distrito responsável por pesquisas do ecossistema de startups. 

O Estado se destaca na região Sul pela maturidade das empresas e pela relevância que algumas delas alcançaram, como Peixe Urbano, Conta Azul, Resultados Digitais e Neoway, que concentram 24% dos colaboradores de startups do Estado.Elas são consideradas como fortes candidatas a serem os próximos unicórnios do país.

 


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE