Cases de empreendedorismo são reconhecidos pela Acib

Cases de empreendedorismo são reconhecidos pela Acib
Foto: Divulgação

Thursday, 07 November 2019

Na ocasião, também foi comemorado o aniversário de 118 anos da Associação Empresarial de Blumenau, a mais antiga do Estado.

Empresas que se destacaram nas categorias Indústria, Serviços, Comércio, Case de Marketing e Jovem Empreendedor foram reconhecidos nesta segunda-feira (4) com o 18o Prêmio Gustav Salinger de Empreendedorismo, entregue pela Acib Jovem, o núcleo de jovens empreendedores da Acib. Na ocasião, também foi comemorado o aniversário de 118 anos da Associação Empresarial de Blumenau, a mais antiga do Estado. O evento ocorreu no Teatro Carlos Gomes.

Os vencedores foram:

  • Categoria Comércio: Kostbar Chocolates
  • Categoria  Indústria: Grupo FW
  • Categoria Serviços: Hospital Santa Catarina
  • Categoria Case de Marketing: Renal Vida
  • Categoria Jovem Empreendedor: Elisa Marchi

Em seu discurso, o presidente da Acib, Avelino Lombardi, enalteceu o papel da entidade no apoio ao empreendedorismo. "Nas últimas décadas temos observado grandes mudanças na economia blumenauense. Atualmente, nossa força econômica é formada prioritariamente por pequenas e micro empresas. E a Acib, como não poderia deixar de ser, tem acompanhado essa tendência. Ainda representamos grandes empresas de comércio, serviço e indústrias. Porém, nossos olhos se voltaram, sobretudo nos últimos anos, a dar mais voz às micro, pequenas e médias organizações, que representam mais de 90% dos nossos associados", apontou. 

Lombardi também falou sobre o grande foco que a Acib tem dado ao trabalho dos Núcleos Empresariais, que são grupos de empresários ou profissionais que se reúnem para buscar soluções para problemas comuns, debater sobre os respectivos segmentos de atuação, trocar experiências e aumentar o networking e os agregar conhecimentos. “Queremos valorizar o empreendedorismo na nossa cidade, mostrando também que a Acib é a casa do empresário”, observou o presidente.

O prefeito Mário Hildebrandt, presente no evento, ressaltou  a história de empreendedorismo do município. "Dr. Blumenau fundou a cidade com espírito empreendedor, desbravador e ousado, espírito que está em cada um dos empresários da cidade, do maior ao menor, que deixaram sua marca, que sempre empreenderam e ousaram diante de todas as adversidades. Enquanto poder público, temos que estender o tapete vermelho para que não sejamos dificultadores e, sim,  facilitadores de todas as ações de empreendedorismo. Parabéns a todos", enalteceu o prefeito.

Em nome da Acib Jovem, a coordenadora Djane Silva, afirmou: "É um imenso prazer representar e fazer parte do Núcleo de Jovens Empreendedores da Acib. Temos como missão representar, incentivar e inspirar jovens, bem como proporcionar um ambiente propício aos negócios. Empreender é acreditar no seu sonho e em si mesmo, ainda que ninguém mais acredite", ressaltou Djane parabenizando os participantes da premiação. 

A 18ª edição do Prêmio Gustav Salinger de Empreendedorismo teve o apoio dos Núcleos de Marketing e de Emissoras de Rádio da Acib, Pura Cor, e patrocínio do BRDE, NSC, Unicesumar, JFC e Núcleo de Mídia Exterior. 

Quem foi Gustav Salinger

Gustav Salinger foi cônsul da Alemanha e um dos fundadores da Associação Empresarial de Blumenau Foi escolhido primeiro presidente da entidade, fundada em 5 de novembro de 1901. Salinger teve seis anos consecutivos de mandato e foi também o terceiro prefeito de Blumenau, de 1889 a 1890. Representou uma das forças vivas do comércio de exportação e importação para nossa região. Líder empreendedor que, com força e coragem, ajudou Blumenau a crescer e deixou sua marca para as futuras gerações.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE