Educação no Município foi tema de reunião na Acib

Educação no Município foi tema de reunião na Acib
Foto: Divulgação

Wednesday, 13 November 2019

Os programas de Educação Ambiental e de Pedagogia Hospitalar, que garante a continuidade educacional de crianças em internação hospitalar, também foram evidenciados por Patrícia.

A secretária municipal de Educação, Patrícia Lueders, participou da Reunião Conjunta do Conselho Deliberativo, Fiscal, Superior e Diretoria da Acib nesta segunda-feira (11) e apresentou o Plano Municipal de Educação, que hoje tem 20 metas, 45 indicadores e 337 estratégias a serem monitoradas. Atualmente, a rede municipal de ensino tem em torno de 36 mil vagas. 

Patrícia apresentou o Sistema Municipal de Avaliação Institucional Participativa (Simaip), que conta com a avaliação de colaboradores, pais e alunos. “Hoje consigo acompanhar o que as famílias e profissionais pensam a respeito de sua escola, a partir dessas informações é feito um plano de ação, seguido de visitas e acompanhamento das ações”, explicou a secretária. O programa apresenta fragilidades de infraestrutura, pedagógicas, entre outras informações relevantes.

Patrícia também falou sobre o programa de educação especial do município, que atende 607 crianças e 351 profissionais atuantes na área. A secretária explicou, ainda, sobre o Centro Municipal de Educação Alternativa (Cemea), que atende 114 crianças e adolescentes com deficiência, no contraturno. 

Outra opção no município, apresentada pela secretária para o contraturno é o Centro Municipal de Ampliação do Tempo e Espaço Pedagógico da Criança e do Adolescente, onde são oferecidas atividades especiais como Karatê, além de alimentação. O Programa de Musicalização de Bandas e Fanfarras e o projeto Banda Sinfônica também foram apresentados pela responsável pela Pasta. “É função do poder público aproximar essas crianças destas oportunidades culturais”, destacou.

O programa de Paradesporto de Blumenau, que atende 500 crianças e adolescentes, também foi destacado na apresentação. “Esse programa proporcionou a integração não apenas dos participantes, mas de toda a família. A verdadeira inclusão”, salientou.

Os programas de Educação Ambiental e de Pedagogia Hospitalar, que garante a continuidade educacional de crianças em internação hospitalar, também foram evidenciados por Patrícia. Outro programa apresentado foi o de Educação Fiscal, que tem cerca de 17 mil crianças e adolescentes envolvidos. Patrícia também expôs o Ensino Bilíngue que iniciou em 2018 com duas unidades em Blumenau, passará para nove unidades e tem a meta de que todas as crianças ingressem no Ensino Bilíngue até 2024, entre outras iniciativas e investimentos da Secretaria de Educação.

“Um secretário só consegue fazer gestão se tiver uma equipe técnica com ele”, destacou Patrícia, enaltecendo sua equipe, que conta com mais de quatro mil funcionários. O presidente da Acib, Avelino Lombardi, parabenizou Patrícia pelas conquistas à frente da pasta.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE