CIEE inaugura nova sede em Blumenau

CIEE inaugura nova sede em Blumenau
Foto: Divulgação

Wednesday, 04 December 2019

O CIEE oferece Programa Aprendiz, Estágios e Programa de Iniciação ao Trabalho.

Autoridades, conselheiros, alunos e colaboradores acompanharam na última sexta-feira (29), a inauguração da nova sede do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) de Blumenau. Agora em uma estrutura própria, localizada na Rua Nereu Ramos, 106, terá mais comodidade e espaço para ampliar o atendimento.

Conhecido pelo trabalho que faz com jovens atendidos nos programas sociais oferecendo curso e oportunidades para o primeiro emprego, o CIEE é referência em todo o Brasil. Mais de 1 milhão de adolescentes e jovens já foram atendidos em 35 anos de história.

Em Blumenau, a instituição chegou em 25 de novembro de 2002 e, desde então, vem trazendo oportunidades especialmente às famílias que mais necessitam. Como a da dona Ivalci Rebelo Maia, que representou o Fórum dos Usuários de Blumenau e contou um pouco da experiência durante a cerimônia de inauguração. “Eu vim aqui para agradecer muito. Tenho dois netos que fizeram o PIT (Programa de Iniciação ao Trabalho) e hoje trabalham como jovens aprendiz”, afirma.

O superintendente executivo do CIEE, Marcelo Firmino Vaz, ressaltou o trabalho da entidade em Blumenau e como o atendimento vai melhorar com a aquisição da nova sede. “Vamos fortalecer toda a estrutura no município, trazendo mais esperança e oportunidade para a transformação de vidas”, disse. O presidente do CIEE Santa Catarina, Mércio Felsky, também destacou sobre a importância do CIEE/SC na vida de muitas pessoas. “Hoje, um terço dos jovens estão desempregados. E não há sociedade desenvolvida sem oportunidades de emprego”, afirmou Felsky, que se despediu do cargo.

Quem também prestigiou a solenidade foi o secretário de Desenvolvimento Social, Oscar Grotmann Filho, o Casico. A Prefeitura hoje é uma das maiores parceiras do CIEE, já que a grande maioria dos jovens são atendidos também pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “O CIEE/SC tem um atendimento exemplar, tirando o jovem da rua e dando educação, lições de cidadania e profissionalização”, comenta.

O CIEE Blumenau

Com 16 colaboradores, o CIEE Blumenau percebeu o aumento de jovens atendidos nos programas oferecidos: Programa Aprendiz, Estágios e Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT). Atualmente, mais 300 de jovens estão contratados no Programa Aprendiz, onde desenvolvem atividades práticas nas empresas parceiras durante quatro dias da semana e têm um dia de aula prática no CIEE/SC. Por mês, cerca de 60 jovens se formam no PIT.

Em média, são 200 atendimentos por mês. O CIEE também oferece Oficinas Socioeducativas em unidades escolares e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS e CREAS). Além disso, a equipe conta com psicóloga e assistente social, que acompanham o desempenho dos jovens nas empresas.

Segundo a psicóloga do CIEE, Giselle Nunes Casagrande, a aquisição do novo prédio é para ampliar os atendimentos. “Estamos em negociação com novas parcerias no município e isso vai ampliar o número de oportunidades de estágio a aprendizagem para os jovens”, afirma.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE