Ibovespa bate recorde histórico fechando acima de 110 mil pontos

Ibovespa bate recorde histórico fechando acima de 110 mil pontos
Foto: Divulgação

Wednesday, 04 December 2019

Expectativa de um possível acordo comercial e otimismo com a economia brasileira sustentaram a alta de 1,23%. As ações que mais subiram foram do BTG e WEG.

O Ibovespa superou pela primeira vez a marca dos 110 mil pontos e encerrou o pregão desta quarta-feira (4) em 110.300,93 pontos, subindo 1,23%. Com isso, o principal índice da B3 voltou a quebrar o recorde de fechamento e o intradiário.

Apesar da pontuação máxima, o índice ainda está longe do maior patamar quando convertido em dólares. O nível mais alto foi alcançado no pregão de 19 de maio de 2008, quando fechou em 44.616 pontos, em moeda americana, de acordo com a consultoria Economatica. Na sessão desta quarta, o Ibovespa encerrou em 25.938,82 pontos.

Pode parecer um preciosismo, mas, para o investidor estrangeiro, faz toda diferença. Isso significa que a bolsa brasileira continua barata — ao menos, sob essa ótica. “Temos fluxo estrangeiro negativo ao longo de todo o ano. Os investidores estão esperando um cenário mais consolidado com andamento das reformas e autonomia do banco central. Não querem errar de novo”, explica William Teixeira, head de renda variável da Messem Investimentos.

De fato, de janeiro a novembro, o fluxo externo está negativo em 39,25 bilhões de reais, com destaque para novembro que teve saques da ordem de 8,5 bilhões de reais, de acordo com informações da B3, divulgadas nesta quarta.

Teixeira projeta o Ibovespa em 115 mil pontos no fim do ano e em 140 mil pontos em 2020. “Podemos revisar esses números dependendo de como a economia vai reagir a partir de agora”, acrescenta.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE