Blumenau tem, pela primeira vez, consulado honorário da Indonésia

Blumenau tem, pela primeira vez, consulado honorário da Indonésia
Foto: Divulgação

Monday, 01 June 2020

O empresário Luiz Carlos Barravieira Junior foi nomeado para o cargo após cumprir as etapas necessárias junto ao governo da Indonésia e o Itamarati.

Blumenau passa a contar, pela primeira vez, com um consulado honorário da Indonésia, representando não só a cidade, mas os três Estados do Sul do Brasil. O empresário Luiz Carlos Barravieira Junior foi nomeado para o cargo após cumprir as etapas necessárias junto ao governo da Indonésia e o Itamarati. Barravieira é proprietário da empresa Badax, empresa que atua em todo o Brasil como revendedora de pneus fabricados na Indonésia, e integrante do Núcleo de Relações Internacionais da Acib.

O embaixador da Indonésia no Brasil, Duta Besar Edi Yusup, que inclusive esteve na Acib em janeiro deste ano, havia deixado claro naquela ocasião que Santa Catarina é um Estado bastante estratégico, por ser o segundo no Brasil com maior volume de negócios com a Indonésia. O novo cônsul honorário diz que recebeu grandes desafios por parte do embaixador. "Além de prospectar negócios entre Brasil e Indonésia (bilaterais), entendo que o intercâmbio certamente será de grande valor. Pretendo, de certa forma, 'importar' e 'exportar' projetos ou modelos de negócios que dão certo aqui e lá”, aponta.

O intercâmbio acadêmico é outro foco de Barravieira no cargo. "Temos a intenção de facilitar o intercâmbio de estudantes e produção intelectual, não necessariamente rompendo com o eixo que existe atualmente entre nós e as universidades do ocidente mas, sim, apresentando novas opções a quem tiver interesse. Na Ásia e no sudeste asiático, por exemplo, existem universidades no ranking mundial das cinco mais conceituadas em diversas áreas do conhecimento”, observa o cônsul honorário.

Além disso, ele cita como possibilidades projetos sociais e relacionados ao turismo. "Os desafios são enormes, mas tudo isso só será possível em parceria com instituições idôneas e especialmente dispostas a dar voz e visibilidade para esse tipo de trabalho, tal como a Acib”, destaca.

Na última viagem à Indonésia, no ano passado, Barravieira conta que houve grandes progressos em termos de parcerias. "Recebi demandas para exportação de alimentos do Brasil para a Indonésia e outros países do sudeste asiático, bem como demandas de outros fabricantes locais que nos procuraram através de conexões e contatos que já possuímos lá com alguns membros do governo e empresários”. O cônsul honorário vislumbra, ainda, a possibilidade de estruturar um projeto de acordo de irmanamento entre Blumenau e alguma cidade da Indonésia.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE