Trabalho analisa evolução da inovação na indústria

Trabalho analisa evolução da inovação na indústria
Foto: Divulgação

Friday, 28 April 2017

Os resultados da pesquisa demonstram que as principais inovações da indústria estão em processos.

O mestrando Marco Carvalho de Pinho, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB (PPGDR) , defende sua dissertação nesta sexta-feira, dia 28, a partir das 9 horas, na sala S-103 (Campus 1).
 
“O demorado amanhecer: a evolução da inovação na indústria brasileira” é o título do trabalho.
 
A Banca Examinadora será composta pelo Presidente, Prof. Dr. Ivo Marcos Theis; Titulares: Profa. Dra. Carolina Bagattolli (UFPR) e Prof. Dr. Maiko Rafael Spiess (FURB); Suplente: Prof. Dr. Marcos Antonio Mattedi (FURB).
 
Resumo da dissertação
 
A temática aqui pautada é a inovação do setor industrial brasileiro que teve espaço no Brasil, segundo os dados da PINTEC, de 2000 a 2014. Neste sentido, o presente trabalho visa analisar os resultados da atividade inovativa no setor industrial brasileiro a partir dos dados da PINTEC de 2000 a 2014.
 
Formulou-se as problemáticas de pesquisa por meio da seguinte questão: como a inovação no setor da indústria brasileira se comportou frente aos esforços governamentais realizados no período recente, segundo os dados da PINTEC 2000 a 2014?
 
Partiu das hipóteses: a principal inovação realizada pela indústria está na aquisição de máquinas e equipamentos; os gastos da indústria aumentaram frente aos esforços governamentais que visavam incentivar o empresário a investir mais em inovação; em consequência dos incentivos e estímulos oficiais, houve aumento na taxa de inovação da indústria; a inovação concentra-se nos grandes centros industriais brasileiro, sobretudo, na macrorregião do Sudeste; os programas governamentais de desenvolvimento implementados no período recente conduziram a que a inovação na indústria impulsionasse o desenvolvimento social e econômico brasileiro.
 
Na dissertação, a pesquisa está delineada com base no método dialético de abordagem e nos métodos histórico, comparativo e estatístico de procedimento. No que se refere aos procedimentos, estão serão realizados através da delimitação do universo de pesquisa aos agentes e instituições (entes privados e públicos) envolvidos com políticas de C&T, em especial, as informações sobre inovação fornecidas pelo IBGE; e na coleta de dados, abrangendo a pesquisa documental (planos e relatórios), a pesquisa bibliográfica e o levantamento estatístico.
 
Os resultados da pesquisa demonstram que as principais inovações da indústria estão em processos; os gastos da indústria com atividade inovativa diminuíram; a taxa de inovação da indústria brasileira aumentou; há concentração da atividade inovativa na indústria permaneceu em uma macrorregião e; o desenvolvimento social e econômico foi pouco influenciado pelas inovações do setor industrial brasileiro.
 
A dissertação está dividida em cinco seções. A primeira contempla a introdução. O segundo capítulo trata da fundamentação teórica. No terceiro capítulo, é abordada as política de ciência e tecnologia no Brasil. No quarto capítulo, é feito o levantamento, bem como a análise dos dados disponíveis pelo IBGE. O quinto capítulo é destinado às conclusões.

>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE