Prefeitura libera o horário de funcionamento do comércio

Prefeitura libera o horário de funcionamento do comércio
Foto: Divulgação

Monday, 31 August 2020

Bares e restaurantes passam a atender até a meia-noite.

A Prefeitura de Blumenau atualizou nesta sexta-feira, dia 28, os resultados obtidos com as medidas restritivas adotadas pelo município nas últimas semanas para o combate do Coranavírus (Covid-19). A cidade permanece, pela terceira semana consecutiva, na classificação potencial grave, na Matriz de Risco do Governo do Estado, com quedas consideráveis nos índices da pandemia na cidade. Desta forma, novas medidas, menos restritivas, passarão a valer a partir da próxima terça-feira, dia 1ª de setembro.

A flexibilização das medidas foi definida com base na evolução dos casos diários em Blumenau, que segue com baixa. No início das primeiras medidas restritivas, divulgadas em 20 de julho, a cidade apresentava a média diária de 277 novos casos. Um mês após, no dia 27 de agosto, a média caiu para 59 novos casos, 78% a menos. 

O número de casos positivos comparado aos testes realizados também apresenta queda de 46% quando comparado com o pico da doença, que ocorreu na segunda quinzena do mês de julho. Ainda comparado ao período de pico, as demandas nas consultas e coletas de exames na Vila Germânica e nos Ambulatórios Gerais também tiveram redução de 82%.

Em 20 de julho o município registrava 3.837 recuperados pelo Coronavírus, 17% a mais que os casos ativos, que eram de 3.155. Já em 25 de agosto, foram registrados 603 casos ativos e 10.803 recuperados, o que representa 94% a mais que casos ativos. A diferença entre recuperados para ativos neste período subiu em 1.591%, com uma proporção de 18 recuperados para cada caso ativo em Blumenau.

Com base nos números apresentados, que demonstram a evolução positiva da doença na cidade, a partir da próxima terça-feira, dia 1º de setembro, o comércio em geral passa a atender sem restrição de horário, seguindo os protocolos sanitários da Secretaria de Estado de Saúde (SES-SC). Possível alterações nos horários dos shopping centers serão divulgados na segunda-feira, dia 31. Lembrando que estes estabelecimentos só podem atender, no máximo, 10 horas por dia, de acordo com decreto estadual.

Já os bares e restaurantes terão entrada permitida até meia-noite, respeitando a capacidade reduzida determinada pelo Governo do Estado. Porém, é importante destacar que as medidas distanciamento social e higiene, além do uso de máscaras, seguem ativas. Novas medidas podem ser definidas, para além do decreto, com base na situação diária do combate ao Coronavírus.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE