Real se torna a pior moda global de 2020

Real se torna a pior moda global de 2020
Foto: Divulgação

Monday, 05 October 2020

Ao superar peso argentino, nosso dinheiro tem valido nada e isso é mais um indício de uma hiperinflação que se avizinha.

Enquanto o dólar se enfraquece globalmente devido à política de impressão trilionária de moeda do Banco Central dos EUA (FED), no Brasil ele se fortalece e fez o real se tornar uma das piores divisas do mundo em 2020.

Analisando as maiores divisas do mundo, o real foi uma das poucas a se desvalorizar perante o dólar. O fortalecimento da moeda norte-americana tem ajudado investidores de bitcoin, pois a criptomoeda não é produzida no Brasil. Já para quem investe na bolsa ou tem seu patrimônio em reais, a situação é desesperadora. 

O mês de setembro fechou com o real caindo -49,60% em 2020. Em comparação, o peso argentino caiu apenas -27,25% perante a moeda norte-americana e o país recentemente teve que renegociar sua dívida pública por incapacidade de pagá-la. 

desempenho das moedas em 2020

As incertezas políticas quanto ao financiamento da dívida e as promessas vazias do ministro da economia Paulo Guedes preocupam o mercado nas últimas semanas.

Carlos Eduardo de Freitas, economista e ex-diretor do Banco Central do Brasil, declarou que a economia pode ficar estagnada:

“O governo dá a impressão de que abdicou, de uma vez por todas, do desenvolvimento econômico. A economia vai ficar estagnada e o governo vai fazer assistencialismo para evitar uma situação social caótica.”

Digital e gold bugs fazem a festa

Enquanto quem continua com a moeda estatal brasileira perdeu quase 40% perante o dólar e pode perder 2,5%  para a inflação de preços, os holders de bitcoin e ouro fazem a festa. 

A criptomoeda teve uma alta de 111.78%, já o metal dourado subiu 74.66% em 2020.

Gráfico do Bitcoin no par BRL
Gráfico do Bitcoin no par Real em 2020

 


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE