Real se torna a pior moda global de 2020
Foto: DivulgaçãoMonday, 05 October 2020
Ao superar peso argentino, nosso dinheiro tem valido nada e isso é mais um indício de uma hiperinflação que se avizinha.
Enquanto o dólar se enfraquece globalmente devido à política de impressão trilionária de moeda do Banco Central dos EUA (FED), no Brasil ele se fortalece e fez o real se tornar uma das piores divisas do mundo em 2020.
Analisando as maiores divisas do mundo, o real foi uma das poucas a se desvalorizar perante o dólar. O fortalecimento da moeda norte-americana tem ajudado investidores de bitcoin, pois a criptomoeda não é produzida no Brasil. Já para quem investe na bolsa ou tem seu patrimônio em reais, a situação é desesperadora.
O mês de setembro fechou com o real caindo -49,60% em 2020. Em comparação, o peso argentino caiu apenas -27,25% perante a moeda norte-americana e o país recentemente teve que renegociar sua dívida pública por incapacidade de pagá-la.
As incertezas políticas quanto ao financiamento da dívida e as promessas vazias do ministro da economia Paulo Guedes preocupam o mercado nas últimas semanas.
Carlos Eduardo de Freitas, economista e ex-diretor do Banco Central do Brasil, declarou que a economia pode ficar estagnada:
“O governo dá a impressão de que abdicou, de uma vez por todas, do desenvolvimento econômico. A economia vai ficar estagnada e o governo vai fazer assistencialismo para evitar uma situação social caótica.”
Digital e gold bugs fazem a festa
Enquanto quem continua com a moeda estatal brasileira perdeu quase 40% perante o dólar e pode perder 2,5% para a inflação de preços, os holders de bitcoin e ouro fazem a festa.
A criptomoeda teve uma alta de 111.78%, já o metal dourado subiu 74.66% em 2020.