Pandemia acelerou uso de drones

Pandemia acelerou uso de drones
Foto: Divulgação

Monday, 21 December 2020

Em uso na China e no Chile, dispositivo é utilizado na entrega de mantimentos, medicamentos e desinfeta grandes áreas populacionais no combate à pandemia.

A pequena província de Zapallar, que tem cerca de 5,6 mil habitantes e está localizada na região de Valparaíso, no litoral do Chile, recorreu a drones de alta tecnologia para ajudar no combate ao novo coronavírus. Os dispositivos aéreos não tripulados estão sendo usados para entregar medicação, máscaras e álcool em gel para pessoas idosas em áreas remotas.

O modelo utilizado é um drone de quatro hélices com trem de pouso. Ele é carregado com uma sacola de suprimentos no centro da cidade e depois viaja pela paisagem montanhosa seca para alcançar áreas que ficam a cerca de duas horas de caminhada da farmácia mais próxima.

Com mais de 200 mortos pela Covid-19 e mais de 14 mil infectados, o Chile anunciou a ampliação da quarentena no último dia 28, incluindo seis novas comunas no isolamento.

Sobre o uso dos drones, o prefeito de Zapallar, Gustavo Alessandri, disse o seguinte: “Agora temos uma solução para ajudar os idosos a tomarem seus medicamentos sem expor um funcionário público ou um membro da família da pessoa em quarentena.” Os drones são controlados remotamente por funcionários da prefeitura.

A comunidade litorânea de Zapallar já havia usado drones para efetuar resgates no oceano e para monitorar incêndios florestais.

Uso de drones na China para combater o coronavírus

A China foi o primeiro país a lidar com a Covid-19 e rapidamente o governo chinês incorporou os drones nessa batalha.

Aparelhos projetados originalmente para pulverizar pesticidas na agricultura foram adaptados para pulverizar produtos químicos desinfetantes em alguns espaços públicos e em veículos de prevenção de epidemias que viajam entre áreas impactadas.

Como se sabe, o novo coronavírus é transmitido principalmente por gotículas respiratórias e também pode se espalhar ao tocar em superfícies contaminadas. A pulverização desinfetante, portanto, ajuda a reduzir esses mecanismos de transmissão.

Para garantir a segurança das operações de desinfecção aérea, a empresa de drones agrícolas XAG Technology e outras organizações envolvidas na missão – DJI Agriculture, Associação de Distribuição de Máquinas Agrícolas da China e Centro de Pesquisa da Universidade Agrícola da China para Equipamentos Médicos e Tecnologia de Aplicação – publicaram em conjunto uma série de orientações operacionais e especificações técnicas para serem comunicadas às autoridades locais e garantir que todos os esforços fossem realizados de maneira segura e científica.

Em uma outra frente de atuação, os drones foram usados para entrega de medicamento. Essa ação reduz o contato humano e agiliza o transporte.

No início de fevereiro, um drone carregado com suprimentos de testes médicos decolou do Hospital Popular do Condado de Xinchang, na província de Zhejiang, e voou para o Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças, localizado a 3 km de distância. Como resultado, uma viagem que levaria 20 minutos via transporte terrestre levou apenas seis.

Por fim, os drones também foram usados na China para entregar mantimentos.

Uma reportagem do Fórum Econômico Mundial traz a informação de que a entrega ao consumidor já era desafiadora em algumas regiões da China antes mesmo do vírus, em função de paisagens difíceis como a série de ilhas semi-isoladas de Anxin. Naquela localidade, as entregas rotineiras de supermercado normalmente exigiam três modos de transporte. As mercadorias eram enviadas para um píer principal, transportadas para cada ilha e depois distribuídas a pé.

Quando as medidas contra o vírus suspenderam o serviço de balsa, dirigir pela estrada acidentada e estreita da península podia levar mais de duas horas para percorrer 100 km. O drone se tornou, portanto, uma boa alternativa e a iniciativa foi viabilizada pela parceria entre o governo local e a loja virtual JD.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE