Moacir Krambeck é o novo presidente da Confebras

Moacir Krambeck é o novo presidente da Confebras
Foto: Divulgação

Friday, 30 April 2021

A Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito passa a ser conduzida pelo economista blumenauense que preside, também, o Conselho de Administração da Central Ailos.

Presidente do Conselho de Administração da Central Ailos, sediada em Blumenau (SC), o economista blumenauense Moacir Krambeck foi eleito presidente da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) nesta segunda-feira (dia 26). Liderança reconhecida no movimento cooperativista, Krambeck ainda atua como vice-presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), integrando também os Conselhos de Administração da ViaCredi e da Quanta Previdência. Na Confebras, já era coordenador junto ao Sistema Nacional de Crédito Cooperativo - SNCC.

O novo presidente foi empossado junto aos demais membros dos Conselhos de Administração e Fiscal por Kedson Macedo - que esteve à frente da Confebras nos últimos quatro anos como presidente e nos dois anteriores como vice-presidente, durante as Assembleias Gerais Ordinária e Extraordinária da Confederação. “Somos uma equipe, o que vai muito além dos cargos para os quais fomos eleitos. Eu agradeço a confiança e conto com a colaboração de todos para seguir fortalecendo a Confebras como referência para o Cooperativismo de Crédito brasileiro. Nossa missão é transformar o Brasil numa nação cooperativista”, destacou o novo presidente.

A nova gestão pretende dar continuidade a importantes projetos da Confebras, como o BureauCoop, plataforma interativa que disponibiliza os principais dados do segmento a toda a população e que, recentemente, ganhou novas funcionalidades e um site mais funcional e moderno. O plano de trabalho para o biênio 2021-2023 segue ainda a linha de realização de eventos virtuais - entre eles o 13º Concred, um dos maiores eventos do Cooperativismo de Crédito na América Latina. A Confebras também objetiva, nos próximos anos, disseminar a campanha Somos Coop, promover intercooperação, ser agente de disseminação dos objetivos e diretrizes do SNCC e fomentar parcerias, convênios e iniciativas que consolidem a imagem e a importância da entidade, bem como o papel social e econômico do Cooperativismo de Crédito.

Krambeck, inclusive, assume a presidência da entidade em um momento de grande expressão para o Cooperativismo de Crédito. Dados recentes divulgados pelo Banco Central do Brasil, referentes aos resultados de 2020, apontam que o Cooperativismo de Crédito no País chegou à marca de 12,8 milhões de cooperados, um crescimento de cooperados superior a 10% em relação ao ano anterior. As operações de crédito das cooperativas, comparadas a 2019, tiveram uma evolução de quase 36%. E no que se refere ao volume de depósitos, o aumento foi superior a 46%. Os números demonstram a pujança do segmento, que mantém uma rede de atendimento com 6.485 postos em todo o território nacional.

Sobre a Confebras 

A Confebras é uma entidade suprassistêmica do Cooperativismo de Crédito. Sediada em Brasília, reúne 36 instituições filiadas, 456 filiadas indiretamente e mais de 6,4 milhões de associados totais indiretos. Mantém a única editora brasileira com obras exclusivas sobre o setor, oferece cursos na plataforma EaD, além de desenvolver o Programa CooperaEduca para o público infanto-juvenil. Promove intercâmbios técnicos internacionais e eventos voltados às lideranças cooperativistas, além de disponibilizar ao mercado o BureauCoop, uma plataforma de referência para quem busca dados precisos, integrados e transparentes sobre o Cooperativismo de Crédito brasileiro (bi.confebras.coop.br). A Confebras é também a porta-voz das reivindicações setoriais junto ao Legislativo e Executivo nacionais.

 


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE