Quarta revolução industrial é opção para otimização do mercado econômico

Quarta revolução industrial é opção para otimização do mercado econômico
Foto: Divulgação

Wednesday, 25 January 2017

Estudantes e profissionais já podem antecipar esta realidade e participar de pós-graduações para se adequar às exigências da indústria 4.0

Em época de retração comercial, novos e antigos empreendedores passam a adotar estratégias diferenciadas para manter o crescimento. Especialistas apontam que a Quarta Revolução Industrial, um padrão cada vez mais evidente no mercado de trabalho e que deve atingir 50% do modelo empresarial nos próximos cinco anos, é uma opção àqueles que buscam otimizar o sistema econômico nacional. Também reconhecida como indústria 4.0, ela exige a adoção de mais acesso on-line e tecnologias para automação. “Conhecimentos e competências atualizados que irão assegurar a perenidade de qualquer que seja o negócio“, afirma o professor de Carlos Eduardo Brasil da Faculdade Épica.

A exigência pela adaptação ao modelo se torna cada dia mais evidente após a revolução tecnológica, quando mais pessoas passaram a ter acesso às informações, o que ampliou a concorrência em áreas diversas. O professor afirma que na atualidade seguem firmes nos mercado apenas as empresas competitivas, que são flexíveis, ágeis, oferecem produto ou serviço de qualidade e estão atualizadas sobre as tendências do setor. “A internet das coisas, Big Data, realidade aumentada, manufatura aditiva, inteligência artificial, aplicativos de economia compartilhada, digitalização, as nuvens, e outras tecnologias são ingredientes desta revolução”, acrescenta.

Quem quer acelerar suas competências e adequar as habilidades a este modelo para auxiliar no desenvolvimento do mercado econômico, em abril de 2017 iniciam cursos de pós-graduação na área, como: Engenharia de Produção 4.0, Engenharia da Manutenção 4.0, Engenharia Logística 4.0, Gestão da Qualidade em Produtos e Processos e Six Sigma 4.0. Todos possuem metodologias que proporcionam ganhos de produtividade e lucratividade como a Certificação internacional Black Belt e a consagrada filosofia Six Sigma, que busca otimizar os processos industriais.

Os cursos ainda possuem o diferenciado “TCC Hands On”, em que o estudante deve desenvolver e aplicar o seu projeto na prática, dentro da indústria. As aulas serão oferecidas pela Faculdade Épica, que é mantida pela Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) em Blumenau (SC). Os interessados podem garantir as suas vagas através do www.faculdadeepica.com.br

Texto: Martha Kienast


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE