Prévia do PIB aponta alta de 0,12%

Prévia do PIB aponta alta de 0,12%
Foto: Reprodução

Monday, 16 August 2021

Setor de serviços vem se recuperando e atingiu o maior patamar de atividade em cinco anos; indústria enfrenta gargalos na produção

A economia registrou um pequeno crescimento de 0,12% no segundo trimestre deste ano, de acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) divulgado nesta sexta-feira. A comparação é com os três meses anteriores.

O resultado foi impulsionado pelo setor de serviços, que vem mostrando números fortes nos últimos três meses e já atingiu o maior patamar de atividade desde 2016.

O varejo também contribuiu, mas vem perdendo força nos últimos meses com o redirecionamento do consumo para os serviços. Já o setor industrial enfrenta alguns gargalos, como os de matéria-prima, e registrou alguns resultados negativos.

O segundo trimestre foi de altos e baixos. Em abril, a alta registada foi de 0,9% ante o mês anterior. Já em maio, o resultado foi de queda de 0,55%, recuperada com o registro de junho, de alta de 1,14%, acima das expectativas do mercado, que estavam em 0,55% segundo economistas ouvidos pela Bloomberg.

O economista da Novus Capital, Daniel Silva, destaca que o segundo trimestre teve impacto do recrudescimento de casos da Covid-19 e de problemas climáticos que afetaram o agronegócio. O resultado da atividade foi dentro do esperado com um impulso maior dos serviços.

— A parte de varejo começou o trimestre muito bem, e foi aos poucos perdendo força, enquanto a parte de serviços ao longo do trimestre foi ganhando mais força, justamente porque a situação da pandemia melhorou e as pessoas como um todo puderam ter mais acesso a serviços como um todo — explicou.

No primeiro trimestre, a atividade econômica tinha crescido 1,64%, de acordo com o IBC-Br.

Crescimento no segundo semestre

O relatório Focus, que reúne as expectativas do mercado, aponta para um crescimento de 5,3% no PIB este ano. A projeção do Banco Central (BC), conforme apontado no comunicado da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), é deu um crescimento "robusto" no segundo semestre.

Luana Miranda, economista GAP Asset, já esperava o resultado do trimestre e explica que o crescimento deste ano deve ficar concentrado no segundo semestre, principalmente impulsionado pelo setor de serviços, que representa cerca de 70% do PIB.

— Teremos continuação dos serviços crescendo com aumento de mobilidade e vacinação em massa e esse redirecionamento da renda de consumo de bens e serviços deve diminuir a velocidade de crescimento do varejo e indústria também sofre com dificuldades de obtenção de matérias primas — disse a economista.

O IBC-Br é considerado uma espécie de prévia do PIB por calcular o índice de atividade econômica, mas usa metodologia diferente do IBGE, responsável pelo número oficial que deve ser divulgado no dia 1º de setembro.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE