Dólar alto pode ter alguma vantagem?

Dólar alto pode ter alguma vantagem?
Foto: Reprodução

Tuesday, 17 August 2021

Com a moeda internacional custando cada vez mais, as vantagens não compensam os prejuízos de desvalorizar nossa própria moeda.

Quando o real se desvaloriza muito em relação ao dólar, como é o caso atualmente, há vantagens e desvantagens, dizem economistas. As exportações saem ganhando, mas o brasileiro viaja menos para o exterior e a inflação aqui no país pode acelerar, por exemplo. O problema, segundo especialistas ouvidos, é que o lado ruim está ganhando.

Economistas dizem que isso acontece por causa dos fatores por trás desse ciclo. Há uma preocupação de investidores e empresários locais e estrangeiros com relação à dívida pública, que está crescendo, e com a política econômica que o governo vai usar para enfrentar esse problema. Essa incerteza está travando a capacidade de o Brasil aproveitar os benefícios do dólar valorizado.

Desvantagens do dólar alto

  • Inflação mais alta: Produtos importados ou que tenham cotação em dólar estão ficando mais caros. Isso afeta matérias-primas e insumos usados pela indústria, que precisa repassar os valores aos produtos finais vendidos no país. É o caso, por exemplo, do trigo, do milho, da soja e da carne - cotados no mercado internacional -, ou de componentes de eletroeletrônicos.
  • Menor poder de compra das famílias: Esses produtos ficam mais caros e estão provocando a alta do IGP-M, um índice de inflação que mede preços no atacado. Como o IGP-M é usado para corrigir diversos contratos, como aluguéis, escolas e de consumo, a alta dele já afeta o IPCA, a inflação da vida diária das famílias.
  • Menos turismo internacional: Com o dólar alto, viajar ao exterior fica mais caro para as famílias brasileiras. O mesmo acontece com programas de estudos e intercâmbios para quem busca formação e aprimoramento fora do Brasil.
  • Menor previsibilidade para investir: Quando o dólar sobe muito rapidamente e passa a apresentar comportamento instável, como está acontecendo no mercado brasileiro, empresários e investidores perdem poder de projetar o comportamento da economia. Por isso, preferem segurar investimentos. Isso explica o baixo nível de investimento este ano ante o PIB.
  • Percepção de risco: A menor capacidade de previsão entre empresários e investidores se converte em menor confiança no país e piora a percepção de risco da economia brasileira. Isso encarece as taxas pagas por empresas, bancos e do governo brasileiros na hora de tomar dinheiro emprestado lá fora.

Vantagens do dólar alto

  • Exportações: Quando o dólar sobe ante o real, os produtos do Brasil ficam mais baratos no exterior e os produtores brasileiros podem ganhar mercado.
  • Competitividade: Com moeda local mais barata, Brasil pode compensar custos mais elevados que existem no país, provocados, por exemplo, por fatores como carga tributária mais elevada que em países concorrentes,
  • Atração de investimentos: Dólar forte e real fraco tornam os ativos brasileiros - como empresas ou ações - mais atraentes para estrangeiros. Isso pode atrair dinheiro para a Bolsa e para programas de privatização e novos projetos privados, por exemplo. Mas incertezas preocupam investidores

Segundo Sidnei Nehme, da NGO Corretora, quando o dólar começou a subir, em 2019, o governo até deixou esse movimento porque queria estimular as exportações e atrair capital privado para o programa de privatização. "Mas não aconteceu o que se esperava. O programa de privatização não saiu, na Bolsa os estrangeiros não vieram, e o setor privado brasileiro não reagiu como se esperava. Apenas o agronegócio se beneficiou até agora", disse.

Dúvidas provocam volatilidade
O economista Roberto Troster, pós-graduado em banking pela Stonier School of Banking e ex-economista chefe da Federação Brasileira de Bancos, diz que o maior problema do câmbio hoje é a incerteza dos agentes econômicos. Ele aponta que a cotação da moeda americana no Brasil depende muito mais dos negócios no mercado futuro - onde investidores, empresas e instituições financeiras fazem contratos de proteção - do que da quantidade de dinheiro físico.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE