IMA libera licença para obras no cais do Terminal Portuário de Navegantes

IMA libera licença para obras no cais do Terminal Portuário de Navegantes
Foto: Divulgação

Monday, 23 August 2021

Nos seis primeiros meses de 2021, a Portonave estabeleceu o maior índice de crescimento entre os terminais do Brasil na movimentação de contêineres, na comparação com o mesmo período do ano passado.

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) emitiu a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para que a empresa Portonave inicie a obra de melhorias no cais de atracação do Terminal Portuário de Navegantes. A obra representa um investimento de R$ 500 milhões e será fundamental para modernizar os berços de atracação do porto, para assim receber navios maiores, e também aumentar a sua produtividade. “Trata-se de um empreendimento comprometido com a preservação ambiental da região portuária, e que representará um importante avanço para o desenvolvimento social e econômico do estado”, afirmou o presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto.

Atualmente, a Licença Ambiental de Operação (LAO) do porto desenvolve planos ambientais fundamentais, que garantem a viabilidade ambiental da atividade, como o Monitoramento da Água Subterrânea; Monitoramento da Qualidade do Ar e Emissões Atmosféricas; Monitoramento da Estação de Tratamento de Esgoto - ETE; Monitoramento do Ruído Ambiental; Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Programa de Recuperação Ambiental, Resgate de Fauna; Cortina Verde; Emergências Ambientais; Monitoramento do Estuário. 

“O transporte marítimo é o modal fundamental para o comércio internacional, sua movimentação fortalece a economia com as exportações e gera uma importante fatia de empregos no estado. O Governo de Santa Catarina atua em conjunto em várias frentes, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável do nosso estado. São ações assertivas, com foco na retomada econômica e na geração de oportunidades para o futuro próximo”, enfatizou o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon.

Para o gerente de segurança da Portonave, Fabrício Martins, “as obras de melhoria no cais serão desenvolvidas com o objetivo de buscar o crescimento econômico, em equilíbrio com os aspectos sociais e ambientais. Todas as etapas da obra foram planejadas buscando a minimização de riscos ambientais. Nosso objetivo é tornar esta obra um case de sucesso em sustentabilidade”.

A Portonave

Junto a uma atuação comprometida com o desenvolvimento sustentável da região, a empresa busca continuamente a prestação de serviços com excelência e a melhoria contínua de seus processos, sendo uma referência no segmento portuário. Segundo informação divulgada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), a Portonave está na lista dos cinco maiores portos e terminais no Brasil em movimentação de contêineres, neste primeiro semestre de 2021. O terminal privado lidera com 9,2% de participação no total movimentado no país, com crescimento de 42,1%, sendo significativos 91% de navegação de longo curso.

Nos seis primeiros meses de 2021, a Portonave estabeleceu o maior índice de crescimento entre os terminais do Brasil na movimentação de contêineres, na comparação com o mesmo período do ano passado, e já soma 660.099 TEUs. Com produtividade média de 103,9 mph por navio e volume aproximado de Gate de aproximadamente 43 mil caminhões no último mês de julho, o terminal é líder na movimentação de contêineres no Sul em ambos os segmentos: importação e exportação e em escala nacional se destaca em terceiro lugar no ranking dos terminais de contêineres.

“A Portonave sempre teve a visão de trabalhar constantemente em projetos de investimentos com o intuito de atender ao aumento da demanda e manter o porto de Navegantes e o Brasil atrativo, principalmente no quesito de infraestrutura e na prestação de serviço com excelência”, destacou o gerente comercial da empresa, Rodrigo Gomes.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE