Queijo Kochkäse pode ser reconhecido por Instituto do Patrimônio Histórico

Queijo Kochkäse pode ser reconhecido por Instituto do Patrimônio Histórico
Foto: Divulgação

Friday, 26 May 2017

Pedido será entregue ao IPHAN em uma solenidade no início de junho.

No próximo dia 02 de junho, às 9h30', na sede da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), ocorrerá uma solenidade importante de entrega do pedido de registro do modo de fazer o queijo Kochkäse ao representante do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura).
 
O trabalho é árduo e venceu resistências. Desde o ano de 2009, várias instituições da região, incluindo FURB, EPAGRI e Prefeituras do Médio Vale do Itajaí, têm trabalhado com o queijo Kochkäse em várias vertentes. Uma delas diz respeito ao seu modo de fazer tradicional e a intenção de registrá-lo como bem cultural de natureza imaterial junto ao IPHAN.
 
Com esse objetivo, a FURB (através do Departamento de Engenharia Química, Medicina Veterinária e Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR) realizou, ao longo dos anos de 2012 e 2014, o Inventário Nacional de Referências Culturais do Kochkase, através de financiamento de projeto de pesquisa pelo IPHAN.
 
Sempre com apoio da EPAGRI e de diversas prefeituras de municípios da região, com destaque para Blumenau, Gaspar, Indaial, Pomerode, Timbó e Benedito Novo. O mesmo projeto financiou também estudos na área de microbiologia e veterinária. No momento, outros estudos e ações continuam sendo realizados.
 
“O Kochkase é o queijo típico da região do Vale do Itajaí, ainda marginalizado pela falta de regulamentação para a sua comercialização, contudo, há apreciadores do seu sabor e da sua tradição. Este será um momento de confraternização entre estes apreciadores, como produtores, lideranças políticas, professores, alunos, extensionistas, e de retorno do trabalho até então realizado”, afirma a Prof. Lisiane Fernandes de Carvalho, do Departamento de Engenharia Química da FURB.
 
Texto: Michel Ivon Imme Sabbagh / Lisiane Fernandes de Carvalho

>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE