Secretário de Estado fala sobre desenvolvimento de Blumenau

Secretário de Estado fala sobre desenvolvimento de Blumenau
Foto: Divulgação

Wednesday, 09 February 2022

O secretário também foi questionado sobre pautas de interesse da comunidade local, como a necessidade de ampliação do Centro de Inovação de Blumenau.

A Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) retomou as reuniões de 2022 nesta segunda-feira (7/2). O primeiro encontro ocorreu entre os membros do Conselho Deliberativo e Diretoria e contou com a presença do Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon. O foco esteve na atuação da pasta no Vale do Itajaí e as perspectivas de crescimento da região para o ano.

Segundo o secretário, os grandes desafio formam um tripé: energia, infraestrutura e qualificação de mão-de obra. “Não é possível termos os dados econômicos que Blumenau tem e enfrentarmos problemas como o que temos em nossas estradas”, ponderou Buligon. O secretário explanou sobre os planos do Governo do Estado nestas três áreas, as quais considera ser fundamentais para o crescimento de Santa Catarina. “Não vamos conseguir atingir os patamares de crescimento que desejamos com a infraestrutura da forma como está, precisamos sair de Blumenau e acessar um aeroporto internacional em 30 minutos”, exemplificou. Para isso, ele explicou o que o Governo do Estado vem fazendo nas áreas citadas. Segundo o secretário, são R$ 300 milhões em recursos previstos para a obra de ampliação da BR-470, por exemplo.

O secretário também foi questionado sobre pautas de interesse da comunidade local, como a necessidade de ampliação do Centro de Inovação de Blumenau (CIB). Com apenas um ano de vida, o local conta com 100% de ocupação - são 32 empresas (24 residentes e 8 incubadas). Buligon se comprometeu a estudar a ampliação envolvendo a FAPESC no tema. 

O presidente do Conselho Deliberativo, Avelino Lombardi, enalteceu a necessidade de discussões como essa e lembrou que Santa Catarina e Blumenau devem receber a devida atenção do parte do Poder Público Estadual e Federal, pois aqui se concentra um dos maiores PIBs do Estado. “Nós muitas vezes somos tratados muito mal. Somos o sexto Estado arrecadador e a impressão que se dá é que os políticos estão na contramão.”

O presidente da ACIB, Renato Medeiros, concordou e deixou a entidade de portas abertas para a secretaria. “A ACIB é a casa do empresário e do empreendedor, quando precisar vir a Blumenau, use a ACIB”, finalizou.

A próxima reunião da Diretoria da ACIB está marcada para dia 14, às 17h30, na sede da entidade.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE