Setor de serviços em SC termina 2021 com o melhor desempenho do Centro-Sul

Setor de serviços em SC termina 2021 com o melhor desempenho do Centro-Sul
Foto: Reprodução

Tuesday, 15 February 2022

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de serviços produzidos no estado aumentou 14,7%.

O ano de 2021 foi marcado por um crescimento no setor de serviços e também no comércio varejista em Santa Catarina. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de serviços produzidos no estado aumentou 14,7% em 2021, quando a média brasileira variou 10,9%. Foi o quinto maior crescimento entre todas as unidades federativas, sendo o maior do Centro-Sul do país.

“Os números mostram que conseguimos retomar o crescimento de maneira célere, mesmo após a crise gerada pela pandemia. Vamos continuar trabalhando junto ao setor produtivo para que Santa Catarina se desenvolva ainda mais”, afirmou o governador Carlos Moisés.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Luciano Buligon, os dados demonstram a força da economia catarinense frente à retomada econômica. “No setor de serviços, Santa Catarina manteve a 5ª maior contribuição nacional. Um resultado que mostra a resiliência do catarinense em períodos difíceis e a resposta às ações certeiras para cuidar da economia sem se descuidar da saúde”, destaca.

“O setor de serviços foi o último a sair da crise e é o que tem se mostrado mais dinâmico e exibindo as maiores taxas de crescimento”, observa o economista da SDE, Paulo Zoldan.

Serviços e volume de atividades turísticas

O volume dos serviços no estado encontra-se 16,9% acima do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020, ante 6,6% do país como um todo. Santa Catarina é o quinto maior produtor de serviços do país, depois de São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e Rio Grande do Sul.

No estado, transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio acumularam o maior avanço no ano (18,5%), posição já alcançada em setembro. Serviços prestados às famílias tiveram a segunda maior variação em 2021.

Já o setor de atividades turísticas teve um crescimento de 18,9% em 2021, em relação a dezembro de 2020. Houve crescimento de 25% na média móvel trimestral.

Comércio Varejista

A variação do volume de vendas do comércio varejista ampliado catarinense no acumulado de 2021 cresceu 8,6% em relação ao mesmo período de 2020, sendo que veículos, motocicletas, partes e peças (26%) e material de construção (7,2%) são as atividades que mais cresceram nessa comparação.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE