Procon fecha 11 agências bancárias
Foto: DivulgaçãoFriday, 18 February 2022
Ação ocorreu após descumprimento da lei do tempo máximo de espera na fila.
O Procon de Santa Catarina, por meio de uma Medida Cautelar, determinou a suspensão das atividades de 11 agências bancárias da Caixa Econômica, Bradesco e Itaú, todas em Florianópolis, nesta terça-feira,15, até que estas apresentem um plano de adequação do atendimento no que se refere à distribuição de senhas, inclusive no lado externo da agência.
Mesmo após terem sido notificadas, as agências bancárias insistem em não retornar com o atendimento ao público no horário mínimo de cinco horas. Desde o início da quarentena, no ano passado, o Banco Central, permitiu que as agências de todo o país alterassem o horário de funcionamento com o objetivo de manter o isolamento social.
Porém, com a retomada das atividades e as medidas de flexibilização, o órgão vem recebendo diversas denúncias sobre a forma como o consumidor vem sendo atendido pelas instituições, com relatos de fila de espera de até duas horas para a retirada das senhas, fora o atraso no atendimento.
Os consumidores reclamam ainda que não têm acesso à água, cadeiras para descanso ou banheiros. O órgão também exige a organização das filas de atendimento com distância mínima de dois metros entre os consumidores.
“Nós não vemos justificativa plausível para que essas agências continuem com o tempo de atendimento reduzido, deixando o consumidor em uma situação constrangedora, se o fato deles entrarem nas agências, pelo período regular de 15 minutos, não representa risco à saúde dos funcionários e nem dos próprios clientes”, afirma o diretor do órgão, Tiago Silva.
O descumprimento da Medida Cautelar poderá implicar em pagamento diário de multa de R$ 100 mil, além de caracterizar como crime de desobediência. Também será instaurado um processo administrativo e as empresas terão o prazo de 10 dias para apresentar uma defesa.
Em nota, a Caixa explica que “judicializou a questão, obtendo liminar para manutenção das atividades bancárias ante o caráter público dos benefícios que paga, notadamente em tempos de pandemia”.
Confira a Nota da Caixa
A Caixa assume papel estratégico ao viabilizar as políticas sociais do Governo Federal e a prestação de assistência à população que mais precisa, em especial no pagamento de benefícios sociais, como o Auxílio Brasil e o Abono Salarial.
Sobre o referido fato, informamos que o banco judicializou a questão, obtendo liminar para manutenção das atividades bancárias ante o caráter público dos benefícios que paga, notadamente em tempos de pandemia. A Caixa observa estritamente as leis e busca aprimorar diariamente os serviços prestados, a fim de bem atender a população mais necessitada.
A Caixa disponibiliza aos clientes atendimento remoto e digital por meio do WhatsApp Caixa (0800 104 0104), do Internet Banking Caixa e dos aplicativos Caixa Tem, Habitação Caixa, DPVAT, FGTS e Bolsa Família, dentre outros (www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos).
Por telefone, os clientes contam com a Central de Atendimento Caixa pelos números 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (para demais regiões). Além disso, está disponível em todo o país as Lotéricas CAIXA e a rede de Correspondentes Caixa Aqui.
Por fim, ressaltamos que a Caixa permanece adotando ações sistêmicas para dar celeridade ao atendimento nas agências e oferecer um serviço de qualidade a todos os cidadãos. Entre as principais, é possível citar a recepção qualificada antes da abertura das agências e a distribuição de senhas a todos os clientes que chegam durante o horário de funcionamento das unidades para atendimento no mesmo dia.