Indústria brasileira tem alta e atinge maior nível em 8 meses

Indústria brasileira tem alta e atinge maior nível em 8 meses
Foto: Reprodução

Friday, 03 June 2022

Apesar dos expressivos aumentos, tanto nos custos de insumos, quanto nos preços cobrados, houve uma elevação das novas encomendas e da produção.

A indústria brasileira cresceu em maio e alcançou o nível mais alto em oito meses, segundo a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI em inglês), da S&P Global (PMI). Apesar  dos expressivos aumentos, tanto nos custos de insumos, quanto nos preços cobrados, houve uma elevação das novas encomendas e da produção. 

O índice do quinto mês do ano, divulgado nesta quarta-feira (1),  apontou melhora significativa nas condições operacionais desde setembro, descolando da marca de 50 que separa crescimento de contração, e passou de 51,8 em abril, para 54,2 em maio. 

“O mercado está muito confiante para os próximos meses, com uma perspectiva otimista para o segmento industrial, comenta Paulo Castelo Branco, economista e presidente-executivo da Abimei (Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais. 

Castelo Branco também sinaliza que há expectativa de novos investimentos no setor. “Conversando com empresários do segmento, percebemos o entusiasmo e que haverá aumento da produção, com a compra de novas máquinas, além da aquisição de ativos e bens de capital”, comenta. 


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE