Praça do Empreendedor lidera ranking estadual de atendimentos

Praça do Empreendedor lidera ranking estadual de atendimentos
Foto: Divulgação

Thursday, 16 June 2022

Em maio, espaço que oferece apoio para abertura e regularização de empresas, além de tira-dúvidas, palestras e treinamentos, recebeu mais de 2,1 mil pessoas, maior índice do Estado.

Destinada à abertura e regularização de empresas, além de apoiar os empreendedores em relação a dúvidas relacionadas a questões burocráticas do negócio, a Praça do Empreendedor de Blumenau, ligada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec), lidera mais uma vez o ranking estadual de atendimentos. Em maio, 2176 pessoas passaram pelo espaço.

O índice é  da classificação geral estadual – em fevereiro, Blumenau liderou também o ranking nas cidades com mais de 100 mil habitantes, com 2232 atendimentos. Entre os serviços prestados destacam-se a abertura/formalização de MEIs e emissão de guias e documentos. Atualmente, a desburocratização promovida pelo espaço impacta diretamente na agilidade para o empreendedor, que pode formalizar o seu negócio na hora. Antigamente eram necessários até 10 dias para o processo.

O prefeito Mário Hildebrandt destaca a importância de mais esta conquista para o município. “Esse resultado mais uma vez traduz um trabalho planejado e direcionado para que empreendedores tenham todo o apoio necessário para abrir seus negócios. Não somente a Prefeitura, mas toda a sociedade é beneficiada, pois nos dá a certeza que estamos trilhando um caminho próspero e seguro, focando na garantia de um futuro mais promissor”, diz.

Uma das ações que contribuiu para o alto volume de atendimento da Praça do Empreendedor no último mês foi a Semana do MEI. Na oportunidade, foram realizadas capacitações gratuitas presenciais e palestras online, além do programa Regulariza Blumenau que estimula  os empreendedores a buscar a autorregularização de alvarás e de quesitos de natureza jurídica, tipo de estabelecimento, atividades exercidas, área utilizada e débitos financeiros.

Podemos destacar também os cafés empreendedores em parceria com a SEMUDES, a participação na Feira da Amizade, a Feirinha da Vila Itoupava, bem como a van móvel do SEBRAE que esteve atendendo na Feira Livre, Intendência do Garcia e da Vila Itoupava. A parceria com o SEBRAE no projeto Cidade Empreendedora foi importante para a dinamização das atividades. São ações de aproximação com os empreendedores locais que fazem com que a Praça do Empreendedor de Blumenau alcance esses números positivos no ranking estadual.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE