Preços de alimentos no mundo têm nova queda em julho

Preços de alimentos no mundo têm nova queda em julho
Foto: Divulgação

Friday, 05 August 2022

Índice acompanha as commodities alimentares mais comercializadas globalmente e teve uma média de 140,9 pontos no mês passado, contra 154,3 (valor revisado) em junho.

O índice de preços mundiais da agência de alimentos da Organização das Nações Unidas caiu novamente em julho, afastando-se ainda mais dos recordes atingidos em março.

O índice de preços de alimentos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), que acompanha as commodities alimentares mais comercializadas globalmente, teve uma média de 140,9 pontos no mês passado, contra 154,3 (valor revisado) em junho.

"O declínio nos preços das commodities alimentares frente a níveis muito altos é bem-vindo, no entanto, muitas incertezas permanecem", disse o economista-chefe da FAO, Maximo Torero.

Uma perspectiva econômica global sombria, a volatilidade da moeda e os altos preços dos fertilizantes - que podem afetar a produção futura e os meios de subsistência dos agricultores - representam sérias pressões para a segurança alimentar global, disse ele.

Os índices de preços de óleos vegetais, açúcar, laticínios, carnes e cereais registraram quedas em julho. O trigo recuou 14,5%, em parte devido a um acordo firmado para desbloquear as exportações de grãos de portos do Mar Negro.

O índice de preços do milho caiu 10,7% em julho, também refletindo o acordo entre Rússia e Ucrânia, bem como o aumento da disponibilidade sazonal dos principais produtores Argentina e Brasil, disse a FAO.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE