Junho Verde teve mais de 60 ações realizadas na cidade

Junho Verde teve mais de 60 ações realizadas na cidade
Foto: Michele Lamin

Monday, 03 July 2017

Cerca de 13 mil pessoas participaram das atividades durante o mês.

Semana passada, a Prefeitura encerrou as mais de 60 ações gratuitas promovidas no município durante o Junho Verde, considerado o mês do meio ambiente. O último evento foi realizado na quinta-feira, dia 29, com a palestra “Projeto Parcerias da Paisagem: oportunidades de conservação e restauração da Mata Atlântica da região”, na Universidade Regional de Blumenau (Furb).

As promoções e atividades durante o Junho Verde foram realizadas pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema) em parceria com o Grupo de Trabalho de Educação Ambiental Local (GTEAL). Também contou com a participação de outras entidades do município, como o Samae , o Instituto Caeté-Açu para a Conservação da Natureza e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), além da própria Furb. Em Blumenau, mais de 13 mil pessoas se mobilizaram neste período.

As atividades envolveram a discussão e compartilhamento de conhecimentos técnicos e científicos entre profissionais da área do meio ambiente e a própria comunidade. O Junho Verde também contou com a participação de alunos de 43 unidades escolares, incluindo professores.  

Durante este período, a Faema contabilizou a entrega de 2.580 mudas de árvores à população em diversos pontos do município. O sucesso do Junho Verde contou com a participação direta do Conselho Municipal do Meio Ambiente, que liberou os recursos necessários, como café para as palestras, divulgação por meio de doações de camisetas e locações físicas para a realização dos eventos.

Destaque
O Junho Verde trouxe para Blumenau também o III Encontro Blumenauense de Educação Ambiental (Ebea) realizado, realizado nos dias 21 e 22, no Campus I da Furb. Considerado um dos destaques dos eventos, o encontro promoveu apresentações de trabalhos desenvolvidos pelas unidades de ensino do município e da região com o tema Educação Ambiental.

Além de reforçar a conscientização da população para com o meio ambiente, o Ebea promoveu em Blumenau diversas oficinas, rodas de conversas, apresentações culturais e espaços interativos com os participantes. Durante o Ebea, destaque especial também para o minicurso voltado para educadores com a efetivação de metodologias e vivências de educação ambiental na sala de aula. 

Texto: Joni César 


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE