BCX reúne milhares de pessoas em sua terceira edição

Tuesday, 29 July 2025
Evento está se consolidando com o maior do sul do Brasil em seu segmento,
Aconteceu nesse final de semana a 3ª edição Blumenau Comics Experience (BCX).
Idealizado pelos irmãos André Santos e Ana Cristina Beszczynski, o evento atraiu visitantes de todos os cantos do Brasil oferecendo experiências que iam de simuladores de velocidade e arena de games a uma área com stands vendendo produtos exclusivos e concursos de dança.
O palco principal trouxe um bate-papo com os dubladores Márcio Seixas (Batman, Spock), Marco Ribeiro (Homem de Ferro, Woody) e Fernanda Baronne (Viúva Negra, Vampira).
Bandas como The Kira Justice agitaram o local com músicas temáticas de programas imortalizados pela cultura pop enquanto o Blumenau Matsuri celebrava as tradições japonesas e grupos como Next Generation brilhavam nos palcos da competição de K-Pop.
Na edição desse ano foram milhares de pessoas que prestigiaram o local.
Opinião
Há mais de uma década Blumenau foi um caldeirão efervescente de festivais geeks que ocorriam em escolas e encontros públicos de fãs (como o Zombie Walk). Eram bons tempos onde dezenas – às vezes centenas – de pessoas se uniam para celebrar suas paixões.
O Colégio Sagrada Família, por exemplo, chegou a receber um enorme evento onde os principais dubladores dos Cavaleiros do Zodíaco se apresentaram.
Contudo, por diversos fatores que iam da falta de organização profissional aos posteriores danos da pandemia em eventos públicos, tais feiras e encontros acabaram evanescendo aos poucos até que tudo que permaneceu deles foi nostalgia.
André Santos e Ana Cristina Beszczynski foram incrivelmente corajosos ao tomar uma iniciativa que poderia tanto ser um sucesso avassalador quanto um fracasso retumbante.
Tudo começou em julho de 2023 no Teatro Carlos Gomes. Já de entrada a estrela do evento foi o dublador Guilherme Briggs (Superman, Grinch). Uma idéia arriscada se mostrou um grande acerto e mais de 4 mil pessoas visitaram aquela que seria a primeira edição do evento.
Em junho do ano seguinte, a segunda edição do evento ocorreu em um local maior e bem mais adequado: o Parque Vila Germânica. O influencer Luba, os dubladores Claudio Galvan (Megamente, Pato Donald), Carlos Alberto (Homer Simpson) e Manolo Rey (Homem-Aranha, Sonic) brilharam no palco principal. Uma feira medieval acontecia nas cercanias e um esplêndido desfile de cosplays embelezava ainda mais aquele já belo local.
André e Ana receberam merecidamente uma moção de louvor das mãos do vereador Bruno Cunha (Cidadania). Geralmente essas moções são inúteis, mas – no caso deles – foi meritória.
Quando os amigos Joe Shuster e Jerry Siegel decidiram criar um personagem cuja inspiração fosse o mitológico Hércules com uma pitada do então contemporâneo John Carter of Mars colorindo-o com cores primárias, vestindo-o como o ‘homem forte’ do circo com um distintivo no peito e lhe chamando de Superman a Cultura Pop nasceu.
O homem morcego de Bob Kane, a guerreira amazona de William Moulton Marston, o marinheiro E. C. Segar, os heróis dos pulps, o traço revolucionário de Osamu Tezuka, o talento de Jack Kirby, as artes de Alex Toth, os tokusatsu importados pela extinta TV Manchete, as tramas envolventes de Ian Fleming, a genialidade das obras de Shigeru Miyamoto e as adoráveis criaturas pensadas por Walt Disney, Leon Schlesinger, Walter Lantz, Hayao Miyazaki, William Hanna e Joseph Barbera marcaram gerações.
Posteriormente, grandes franquias cinematográficas, nomes icônicos da música, produções dramatúrgicas asiáticas, jogos de vídeo game, linhas de brinquedos colecionáveis e até megacorporações do mundo empresarial transformaram uma paixão em um estilo de vida com centenas de eventos e um mercado promissor.
Blumenau carecia disso há mais de dez anos. Não carece mais. Muito pelo contrário.
No sábado, Márcio Seixas subiu ao palco principal. Mineiro nascido em Belo Horizonte que foi ao Rio de Janeiro atrás de oportunidades de trabalho e se tornou quase por acaso dublador com seu primeiro trabalho de destaque sendo ‘Meu Amigo o Dragão’ de 1979.
Desde então ele emprestou a sua voz para personagens icônicos como o Homem-Pássaro, James Bond (007), Balu (Esquadrilha Parafuso), Spock (Jornada nas Estrelas), Tick (The Tick), Gomez Addams (A Família Addams), Senhor Incrível (Os Incríveis) e atores inesquecíveis como Clint Eastwood, Leslie Nielsen, Morgan Freeman e Michael Caine.
Márcio começou a dublar o Batman – seu papel mais conhecido – em 1992 para a animação ‘Batman: the Animated Series’ que veio no rescaldo do sucesso dos filmes que Tim Burton havia produzido do personagem. Foi lá que ele criou a mudança no tom da voz entre Batman e Bruce Wayne (até hoje usado para apontar a dissociação de identidade do personagem).
Ficou naquele papel até que a exigência de modular uma voz tão grave fez mal às suas pregas vocais. Voltou a dublar o Cavaleiro das Trevas na clássica animação da ‘Liga da Justiça’, ‘Ponto de Ignição’, ‘Armadilha do Tempo’, ‘O Retorno da Dupla Dinâmica’, ‘Ataque ao Arkham’, ‘O Cavaleiro das Trevas’, ‘Legião do Mal’, ‘Morrer É Fácil’ e ‘Crise em Duas Terras’.
Em sua carreira Seixas encontrou grandes desafios como o computador HAL 9000 (2001: uma Odisséia no Espaço) – sempre impassível e indiferente a tudo – e grandes retornos como, por exemplo, sua volta como Batman na animação Cruzado Encapuzado.
Sua voz lendária tem se destacado nas redes sociais narrando trechos bíblicos o posicionando como o sucessor lógico do também legendário Cid Moreira.
E no sábado, sentado conversando com a carismática Gisele Scopel, a voz que tantos filmes abriu dizendo “versão brasileira Herbert Richers” parecia estar também abrindo uma nova era dos eventos para Blumenau. Afinal, a BCX caminha a passos largos para se tornar a maior do sul.
Ano que vem esperamos ver ainda mais cantores talentosos, lindos cosplays, gastronomia saborosa, ótimos produtos à venda e – tomara – meu grande amigo e brilhante piloto bi-campeão da Porsche Club Drivers, Silvio Morestoni. Então, amigos, até o ano que vem.