FURB sedia atividades da Semana da Língua Alemã

FURB sedia atividades da Semana da Língua Alemã
Foto: Reprodução

Tuesday, 27 March 2018

O evento começa nos primeiros dias de abril.

A FURB, por meio do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras (CCEAL) é parceira do Instituto Câmara Brasil-Alemanha (ICBA) nas atividades da Semana da Língua Alemã 2018. A programação vai ocorrer de 8 a 15 de abril em todo país. Em Blumenau, a agenda prevê uma mostra de filmes em alemão na FURB.

Ao todo, serão cinco filmes com exibição gratuita e aberta a toda comunidade. O primeiro será no dia 9 de abril, com o filme Die Tränen meiner Mutter. 

Todos os filmes, com áudio em alemão, possuem legendas em português. A exibições vão ocorrer no Espaço de Cinema e Vídeo, que fica no 3º Andar da Biblioteca da FURB, Campus 1.

Confira a programação:
Segunda-feira – Dia 9 de abril – 19h
Die Tränen meiner Mutter – 93 minutos
É um longa-metragem (Alemanha-Argentina) do diretor Alejandro Cardenas-Amelio, de 2008. O filme foi produzido pela Filmworker GmbH & Co. KG e a Creado Film GmbH e Co. KG em cooperação com o ZDF. O filme rodou em vários festivais e foi lançado em 6 de novembro de 2008 nos cinemas alemães. Legenda em português, alemão, inglês e espanhol

Terça-feira – Dia 10 de abril – 12h30
Havana mi amor – 80 minutos
A televisão desempenha um papel importante na vida do povo de Havana. Apesar de ser apenas um programa - a transmissão diária da Telenovela é uma distração muito bem-vinda da vida cotidiana na capital de Cuba. O filme observa com entusiasmo os telespectadores, e as pessoas quase santas que estão consertando os dispositivos preciosos, principalmente russos. Legenda em português, francês, alemão e inglês.

Quinta-feira – Dia 12 de abril -19h
Havana – Die neue Kunst Ruinen zu bauen - Documentário – 87 Minutos
“Habana – Nova arte de fazer ruínas” é um documentário alemão do diretor Florian Borchmeyer e produtor Matthias Hentschler de 2006. O filme de Borchmeyer descreve Havana como uma cidade em ruínas, edifícios em ruínas da burguesia subjugada, em que os povos da era socialista são mais do que apenas tentar estabelecer-se e sobreviver, sempre em perigo de serem feridos ou enterrados por entulhos. O filme é tratado em um campo entre crítica social séria e ironia cultural-estética, em imagens que capturam a magia da cidade. Legenda em português, alemão, inglês e francês.
 
Sexta-feira – Dia 13 de abril – 19h
Cerveja Falada - Documentário – 15 minutos
Uma viagem no tempo com Rupprecht Loeffler, um senhor que viveu 93 anos apaixonado por sua profissão de mestre cervejeiro. Ele e sua Canoinhense, cervejaria em atividade desde 1915, são os personagens deste documentário. Legendas alemão, inglês, português, espanhol e francês.

Sexta-feira – Dia 13 de abril – 19h
Sem palavras – Documentário – 52 minutos
Resgate das vivências dos descendentes alemães sobre a perseguição ocorrida durante a Segunda Guerra Mundial no Sul do Brasil, região colonizada por alemães no século 19. A Campanha de Nacionalização do presidente Getúlio Vargas e a entrada do Brasil na Guerra em 1942, contra os países do eixo, aumentou a repressão aos estrangeiros e imigrantes daqueles países. O documentário mostra um dos lados da história, relatado por quem era criança e descendente de alemão nos anos 1940. A memória é subjetiva, porém verdadeira, mesmo quando parece distorcida dentro da história oficial, essa sim muito mais complexa. Legenda português, alemão, inglês e espanhol.


Acesse www.semanadalinguaalema.com.br e confira a programação nacional completa.

>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE