Vamos observar o eclipse solar de domingo?

Vamos observar o eclipse solar de domingo?
Foto: Divulgação

Saturday, 25 February 2017

O eclipse será anular, o que significa que a lua ficará centralizada com o sol, formando um halo em seu entorno.

Neste domingo de carnaval (26/02) acontecerá um eclipse solar entre as 10h e as 12h. Durante esse período, a Lua vai passar em frente ao Sol e projetar sua sombra sobre a Terra. Os astrônomos classificam esse eclipse como do tipo anular: quando o disco inteiro do Sol é visto atrás da Lua, formando uma espécie de ‘anel de fogo’.

Mas, no Brasil, a Lua cobrirá o Sol apenas de modo parcial.

"Isso acontece quando o eclipse ocorre com a Lua próxima do seu apogeu, ou seja, próxima do ponto da órbita mais distante da Terra", divulgou a pesquisadora Josina Nascimento, do Observatório Nacional (ON), instituto de pesquisa vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Ela ressalta que a observação do fenômeno só pode ser feita com instrumentos especiais usados por astrônomos ou com técnica de projeção, ressaltando que nunca se deve olhar diretamente para o Sol nem mesmo com o uso de filme de raios X, óculos escuros ou qualquer outro material caseiro. Essa exposição, mesmo que momentânea, pode danificar os olhos irreversivelmente.

Para quem não puder observar o fenômeno astronômico por adversidades metrológicas (ou porque bebeu demais no carnaval), acontecerá mais um ainda esse ano, sendo um eclipse total do Sol, previsto para 21 de agosto, mas que só poderá ser observado no  Nordeste.

Para acompanhar o eclipse de domingo ao vivo, clique neste link.

Mais uma vez ressaltamos, pela importância do alerta, que instrumentos como binóculos, lunetas, telescópios, óculos 3D, chapas de exames de raios-X, filmes velados, máquinas fotográficas, CDs e outros materiais caseiros não devem ser utilizados para a observação do eclipse porque podem causar graves danos aos olhos.  

No entanto existem outros métodos para observar o fenômeno, estando entre os mais seguros a da projeção indireta.

Clique aqui para conhecer algumas delas.

Uma das formas usa binóculos, folha de papel, cartão escuro e cartão branco. Cobre-se uma das lentes do binóculo com um cartão opaco ou similar para utilizar apenas uma das lunetas do aparelho, outro cartão opaco é colocado para formar uma sombra no cartão branco da projeção, o cartão de projeção, de preferência branco, é posicionado para receber a luz que sai da ocular do binóculo. A ocular do binóculo é ajustada até que seja observada uma imagem nítida da borda do Sol.   

Outro método seguro para a observação do eclipse solar, indicado por oftalmologistas e astrônomos, é por meio da utilização de vidro escuro de máscaras soldadoras, de número 14 para cima, encontrados em lojas de materiais de construção e ferramentas.

 

Mesmo assim, a oftalmologista Kátia Mello, diretora do Centro da Saúde Ocular Kátia Mello, adverte que é necessário intercalar mais de um minuto entre as observações, que devem ser de, no máximo, 15 segundos por vez.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE