Abertas inscrições para grupos teatrais no 30º FITUB

Abertas inscrições para grupos teatrais no 30º FITUB
Foto: Divulgação

Thursday, 09 March 2017

Fábio Hostert, novo coordenador do FITUB, um jovem blumenauense, fruto do Curso de Teatro da FURB, integrante da Cia Carona e também professor universitário, decidiu mexer um pouco no formato do festival.

Para você que participa de grupo teatral fique atento! Estão abertas as inscrições para participação de grupos teatrais na 30ª edição do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (FITUB), evento que ocorre de 6 a 13 de julho.

Podem se inscrever grupos de teatro vinculados a escolas reconhecidas pelo MEC, instituições de ensino ou equivalente em seus países de origem. Basta acessar o site oficialdo evento: www.furb.br/fitub

O prazo de inscrição vai até dia 14 de abril.

Neste ano, o FITUB está sob nova coordenação e promete continuar fazendo história na cena teatral brasileira e ibero americana. Fábio Hostert, novo coordenador do FITUB, um jovem blumenauense, fruto do Curso de Teatro da FURB, integrante da Cia Carona e também professor universitário, decidiu mexer um pouco no formato do festival.

Algumas alterações importantes poderão ser notadas no regulamento disponível no hotsite www.furb.br/fitub. Entre elas está a não definição das antigas Mostras e seu quesito competitivo (Universitária Nacional, Paschoal Carlos Magno Universitária Ibero-Americana, Escolas Livres de Teatro etc). Ficará a cargo da Comissão Curadora, Coordenação e Comissão Artística como serão apresentados ao público os espetáculos selecionados e possíveis destaques dentro da 30ª Edição do FITUB.
 
O FITUB
 
Criado em 1987, o FITUB chega a sua trigésima edição institucionalizado pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), sua realizadora, ao lado de muitos parceiros ao longo dos seus 29 anos. Referência e incentivo para a criação, manutenção e propagação da arte teatral, neste ano de 2017, o festival amplia sua potencialidade e alcance, aceitando além de grupos universitários e escolas técnicas, também grupos vinculados a escolas livres de teatro de todo Brasil e exterior.
 
Além de aumentar ainda mais o intercâmbio cultural, a abertura a esses outros grupos propicia uma discussão além do mundo acadêmico universitário e ao mesmo tempo traz um frescor a esse lugar, que se coloca numa postura de troca, reflexão e aprendizado sobre o teatro, além da produção especificamente universitária. Abrir esse espaço para as escolas, acreditando na contribuição qualitativa que estas produções possam trazer para o evento é a intenção da organização, que na última edição teve a primeira experiência nesse sentido.

Ao longo de sua existência o Festival abriu espaço para a apresentação de trabalhos dos grupos de teatro locais, que junto com grupos vindos de todo território nacional, de outras partes do continente e até de outros continentes, usufruem dos momentos de estudos, das análises de espetáculos e das oficinas. Essa abertura contribuiu significativamente para o movimento teatral da comunidade artística local e a formação de plateia, que se fortaleceram por outras ações, como o Teatro na Escola e o Palco sobre Rodas, que devem permanecer na programação.

Serviço
 
30º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau
Inscrições: www.furb.br/fitub
Quem pode participar: Grupos de Teatro vinculados a Escolas reconhecidas pelo MEC, instituições de ensino ou equivalente em seus países de origem.
Prazo de inscrição: até dia 14 de abril
Informações: festivalteatro@furb.br / (47) 3321-0575

>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE