Espírito cívico e empreendedor no desfile de 7 de setembro

Espírito cívico e empreendedor no desfile de 7 de setembro
Foto: Divulgação

Monday, 10 September 2018

Espírito cívico e empreendedor no desfile de 7 de setembro

Os 196 anos de independência do Brasil foram comemorados em Guabiruba com um desfile cívico-escolar realizado na manhã de sexta-feira, 7 de setembro, na rua Brusque, Centro. Além de evidenciar os símbolos da pátria, a apresentação dos alunos abordou o empreendedorismo. Os temas foram trabalhados com muita criatividade e desenvoltura pelos estudantes.

As crianças, nas suas vestimentas e representações, demonstraram pelas fábulas a importância do trabalho, esforço e planejamento na construção de uma vida melhor. A Escola de Educação Infantil São Pedro se baseou na história da cigarra e a formiga para levar a mensagem de que não se deve apenas pensar no momento atual: é preciso trabalhar e olhar além para estar preparado para os dias de necessidade.

A Escola de Educação Infantil Professora Edite Bozano Alves de Souza, do Aymoré, abordou o filme “A Vida de Insetos” e apresentou o quanto é relevante o trabalho em equipe dentro de uma organização, enquanto a Escola de Educação Infantil Tia Olinda, do Lageado Baixo, comparou o trabalho nas indústrias com a vida das abelhas. Também foram abordadas as profissões pelas crianças.

Já os estudantes maiores mostraram os trabalhos resultado do Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e suas produções nas mais diversas áreas, envolvendo sustentabilidade, reciclagem, alimentação escolar, ervas aromáticas e temperos naturais, entre outros. Além disso, divulgaram as atividades da escola.

Durante o cerimonial de abertura, o prefeito Matias Kohler manifestou a alegria na realização de um desfile no 7 de setembro e a importância da conscientização individual diante do cenário atual do Brasil. “Graças a essa independência temos a liberdade de construir o nosso destino e dias melhores para nós e nossas famílias. Vivemos momentos de aflição, acentuados por eventos dos últimos dias, que nos mostra a necessidade de sermos mais tolerantes, compressivos e entender que se o país vai perdendo seus valores éticos, morais e cívicos, não temos outra alternativa a não ser colocar a mão na consciência e lembrar que, ou todos nos juntamos a favor de uma causa, ou seremos vítimas de um sistema que num futuro próximo pode comprometer tudo o que conquistamos nesses 196 anos”, refletiu.

O vice-prefeito também mencionou a fragilidade da pátria acentuada pela conduta dos políticos e com as eleições temos a oportunidade de escolher quem melhor pode conduzir o país. “Que possamos nos orgulhar do Brasil e para que isso ocorra cada um terá que fazer a sua parte, sem esperar que outros façam”, pontuou.

Já o presidente da Câmara Municipal, Cristiano Kormann, relacionou a história de independência do Brasil com a de Guabiruba. Além dele, participaram da cerimônia os vereadores Rosita Kohler, Harry Westarb, Waldemiro Dalbosco, secretários municipais, representantes de entidades e moradores da cidade, como Anibal Kohler, 71 anos, avô de quatro netos que desfilaram. “Gostei muito do desfile. Todo dia 7 de setembro deveria ter. Na nossa época tinha, era mais simples, mas tinha”, comenta ele, orgulhoso da desenvoltura dos netos durante o desfile.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE