Artista plástico ensina como fazer fotografias de rua

Artista plástico ensina como fazer fotografias de rua
Foto: Divulgação

Wednesday, 05 April 2017

Fábio Salun ministra até 12 de abril oficina para fãs de fotografias.

A Fundação Cultural de Blumenau promoveu nos dias 31 de março e 1º de abril, em parceria com o artista Fábio Salun, a oficina "Fotografia subjetiva de rua". Durante dois dias os participantes receberam informações sobre a fotografia de rua e seus desdobramentos plásticos e artísticos e tiveram experiências práticas no centro da cidade. Salun é um dos participantes da 1ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB) com a mostra Dobras e Dobramento, que pode ser vista gratuitamente de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, até 16 de abril. Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176.

O encerramento da oficina e a abertura da exposição com apresentação das imagens criadas pelo grupo acontecerá no Espaço Cultural Cidade de Blumenau, na Fundação Cultural, dia 12 de abril. A abertura está prevista para as 19h com entrada gratuita.

Os participantes consideraram a oficina foi muito produtiva. "Gostei de ter participado, a turma é boa, o oficinante é muito experiente”, comentou a artista visual Maristela Silveira. “Alguns já conheciam a técnica, mas a partir da proposta de um novo olhar, captaram imagens que propiciaram ricos resultados".

A artista plástica Lucienne Sprung considerou a oficina excelente. “Valorizou a atuação de Fábio Salun, que me fez ver muitos ângulos que nunca tinha observado. Valeu muito mesmo. Agora vamos nos reunir para mostrar um pouco do que fizemos". 

O artista plástico, fotógrafo, pesquisador e professor Fábio Salun nasceu em São Paulo em 1982. Em 2002 começou a desenvolver uma pesquisa autoral em fotografia e a participar das primeiras exposições de arte. Em 2004, iniciou a graduação em Artes Visuais pela Univille (Joinville), onde também atuou como bolsista de extensão e fez seu primeiro trabalho de iniciação científica sob a orientação da professora Nadja de Carvalho Lamas.

Em 2009 participou de cursos sobre fotografia na escola do Museu de arte Moderna de São Paulo. Concluiu em 2012 uma especialização em história da arte e atualmente é mestrando em Teoria e História da Arte pela Udesc, sob a orientação da professora Rosangêla Cherem. Ao longo desse tempo recebeu prêmios entre eles o Elisabete Anderle de Artes Visuais 2014. Participa de exposições individuais e coletivas e de seminários de pesquisa por todo o país. 

Texto: Sérgio Antonello 


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE