Movimento Teatrando será lançado hoje em Blumenau

Movimento Teatrando será lançado hoje em Blumenau
Foto: Divulgação

Tuesday, 25 April 2017

Projeto tem como objetivo a formação de uma rede para articular ações teatrais.

Nesta terça-feira, dia 25, será realizada a cerimônia de lançamento do movimento “Teatrando”, que vai trazer a Blumenau uma programação de apresentações culturais, jogos teatrais e mostra de amadora de teatro estudantil ao longo deste ano. O evento será às 19h, na sala S113, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), juntamente com a ação "Conversas Sobre Teatro", promovida pelo Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (Fitub).

O movimento é uma iniciativa dos agentes culturais do município para a formação de uma rede de diálogos com o objetivo de articular as ações teatrais na cidade e incentivar a formação de espectadores para o teatro. Além disso, a iniciativa vai promover atividades de formação de professores e oficinas em escolas envolvendo os acadêmicos do Curso de Teatro da Furb. A ideia é promover uma conexão entre os eventos e com a comunidade escolar. A cerimônia de lançamento do movimento será nesta terça-feira, dia 25,

Compõem o grupo de agentes culturais representantes da Prefeitura Municipal de Blumenau, por meio da Fundação Cultural de Blumenau, Divisão de Cultura e do Departamento de Artes da Furb, Fitub e Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau (Fenatib).

Participam ainda representantes do Instituto Artes Integradas de Blumenau (Inarti); Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes; Serviço Social do Comércio (Sesc); Temporada Blumenauense de Teatro (TBT); Colmeia - Coletivo de Artes; incluindo o Espaço Plural e Carona Escola de Teatro.

Toda a programação do movimento “Teatrando” contará com ações que envolvam professores e alunos das instituições regulares de ensino. Por isso, as escolas interessadas em participar do evento, devem se inscrever pelo e-mail plateiadeteatro@gmail.com. Todas as ações serão articuladas apenas com as escolas devidamente inscritas. 

Atividades
O primeiro evento está programado para junho com o Jote – Titac (jogos de teatro, texto, interpretação, e técnica nas artes cênicas). Concebido pelo artista Alexandre Venera, o jogo tem como proposta a montagem de espetáculos teatrais em três dias, uma corrida contra o tempo. Poderão participar grupos, atores e estudantes de teatro. 

As inscrições, bem como o regulamento e mais informações sobre o evento estarão disponíveis na plataforma da Plateia de Teatro, a partir de 4 de maio.

Texto: Joni César


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE