Mais de 100 feirantes confirmados para 31ª Feirinha da Servidão

Mais de 100 feirantes confirmados para 31ª Feirinha da Servidão
Foto: Divulgação

Friday, 09 June 2017

Evento que acontece no sábado abre espaço para food-trucks e oferece mais opções para o público.

A 31ª edição da Feirinha da Servidão vai trazer novidades para quem já conhece (ou vai aproveitar para conhecer) a maior feira multicultural da região. Dia 11 de junho, entre 10h e 18h, 100 feirantes vão ocupar as ruas Curt Hering e Floriano Peixoto, no centro de Blumenau, expondo produtos nas áreas artesanato, gastronomia, moda, decoração, tudo produzido por pequenos empreendedores da cidade e da região. Junto aos expositores, uma programação cultural com música, literatura, artes plásticas e intervenções cênicas movimentam o dia, tudo com acesso gratuito. 

A organização do evento vem se tornando coletiva e integrando produtores culturais e artesãos na produção da Feirinha, que está em processo de formalização através de uma associação sem fins lucrativos. A partir desse crescimento, os produtores começaram a buscar melhorias no evento através de pesquisas com público e feirantes, ouvindo sugestões e analisando a viabilidade das ideias. “Com um fluxo tão intenso de pessoas, ouvi-las foi a única forma de conseguirmos entender as reais necessidades de quem quer aproveitar o domingo da melhor forma na Feirinha. E, com isso, fomos dando passos em direção ao que o público espera e o espírito do evento, que apesar de crescer, não pode perder a essência de fomentar os pequenos”, afirma Diego Lottin, um dos organizadores. 

Na edição de junho, o espaço Comes e Bebes, área dedicada aos feirantes de gastronomia, terá novidades: dois food-trucks vão oferecer mais opções de alimentação para o público, que há algum tempo solicitava uma solução para isso. Em formato de teste, a organização vai coletar opiniões dos frequentadores para entender a aceitação da proposta. 

Já a programação cultural está recheada de intervenções durante todo o dia. Com intervenções desde às 10h, começando com apresentações do projeto Musicalizando com Sucata, e seguindo até às 18h com intervenções dos palhaços João Alves e Luís Gustavo, shows de Xyss Bastos, Luff Mayr & The Roofers, Cidadão do Mundo, Soul Roots e Silvia Abelin, espaço literário com os escritores Klaus Rehfeldt e Terezinha Manczak e exposição e live-painting do artista Jean Errado. 

As crianças também tem espaço especial, com jogos de tabuleiro do SESC Recreação e o projeto Novo Equilíbrio, que monta um pequeno circuito para crianças entre 2 e 5 anos aprenderem a andar de bicicleta. Seguindo na mesma temática, o bate-papo “A Bicicleta e Suas Possibilidades”, com Bruno Tomio, do projeto Conhecer Pedalando, vai evidenciar um tema necessário a ser debatido. Em relação à saúde, o SESC traz sua equipe para s testes de glicemia, pressão arterial, cálculo de índice de massa corporal (IMC) e orientação nutricional e o programa Doulagem Popular vai falar, durante todo o dia, sobre a humanização do parto, fazendo também uma exposição fotográfica sobre o tema. 

A Feirinha vem se tornando um espaço de lazer com conteúdo, oferecendo diversas experiências, de forma gratuita, para um público cada vez maior. O evento vem tomando essa proporção através da parceria entre a equipe de produção com a Microponto Produções, SESC, FURB, Prefeitura de Blumenau, Eskelsen Fretes e Greenplace Park.

Programação

DURANTE TODO O DIA:

  • Feira Setorial de Literatura com Terezinha Manczak e Klaus Rehfeldt
  • Apresentações do projeto Musicalizando com Sucata
  • Exposição e live painting do artista Jean Errado
  • Espaço gurizada com projeto Novo Equilíbrio e SESC Recreação
  • Espaço Saúde com testes de glicemia, pressão arterial, cálculo de índice de massa corporal (IMC) e orientação nutricional
  • Espaço Doulagem Popular com bate-papo sobre humanização do parto e exposição de fotos

>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE