Wander Wildner emociona no Cafundó

Wander Wildner emociona no Cafundó
Foto: Rick Latorre

Friday, 09 March 2018

num momento decisivo de sua carreira o artista fez um show tocante num dos mais agradáveis ambientes da cidade.

Certamente um dos mais importantes artistas do cenário musical na região sul, Wander Wildner fez mais uma parada em Blumenau nesta quinta-feira (08/03) para um show intimista e bastante emocional.

Sua carreira é um marco histórico na cena do punk tupiniquim e remonta aos idos dos anos 80, época em que as pessoas – recém saídas do Regime Militar – ansiavam por se expressar e pela liberdade de poder expor suas dúvidas, medos e expectativas. Nascia naquela época Os Replicantes.

Dez anos depois de sua estréia no punk, Wildner lançou – em parceria com Tom Capone – o primeiro álbum de sua carreira solo: ‘Baladas Sangrentas’ (1996). Teve várias canções regravadas por importantes bandas como Ira! e Tequila Baby, além de contar com uma importante participação no ‘Acústico MTV – Bandas Gaúchas’ em 2005. Ao lado de Gustavo Kaly, o artista continua no rumo que o consagrou como uma das maiores vozes do punk oitentista.

Em uma conversa descontraída com a equipe do BLUMENEWS Wander disse não ter certeza sobre seu futuro na música brasileira apontando Portugal como um local onde, quem sabe, poderia esboçar um reinício. Despojado de falsas pretensões ele diz não pensar na importância que teve (e ainda tem) na música e se entende apenas como alguém que busca contar histórias. “Sempre que a gente faz algo vai ter alguém para gostar daquilo”, afirmou.

Homem de visão sóbria em relação à própria efemeridade das tendências artísticas, Wildner remete à Aleister Crowley quando condena quem julga os gostos alheios só por serem diferentes. Para ele não há bom ou ruim... apenas a liberdade de gostar daquilo que se deseja.

A casa que o recebeu – Cafundó Bar Cultural – é certamente o lugar ideal para o evento e, portanto, merece uma citação completamente especial.

Uma excelente casa de shows que funciona anexo a uma oficina de criação de pranchas e skates (Mundo Paralelo), uma pista incrível e uma loja adorável, o local é adoravelmente aconchegante desde os cãezinhos que recepcionam os visitantes até as instalações agradáveis e a bebida sempre gelada.

O projeto concebido pelo designer LeLo e Daniele Staats conseguiu se tornar um dos locais mais interessantes de Blumenau, transbordando arte e cultura por todos os lados desde os shapes coloridos nas paredes até a excelente música das bandas que se apresentam no local, como é o caso de Adorável Clichê, Garrafas Voadoras e Stelar Tavares.

Seja ao som de folk ou blues, o clima do Cafundó ganha uma aura própria quando contrasta com os belíssimos trabalhos da Lelo Skateboards.

E nesse ambiente Wander Wildner – precedido pelo afinado Júnior Sofiati e muito bem acompanhado de Gustavo Kaly mostrou porque ainda é um dos últimos românticos da Rua Augusta. O BLUMENEWS havia tido a satisfação de conversar com o artista no começo de nossa jornada, sete anos atrás, e mais uma vez fomos agraciados com esse prazer neste que é um novo momento para o site.

Se você ainda não conhece o trabalho de Wildner, procure. Vale muito a pena. Conheça também as belíssimas composições de Kaly. E se você ainda não conhece o Cafundó, que fica no número 388 da Rua Pastor Oswaldo Hesse, não perca tempo... conheça. Certamente você vai querer voltar mais e mais vezes.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE