Concerto de Música Antiga na Furb

Concerto de Música Antiga na Furb
Foto: Divulgação

Wednesday, 02 May 2018

A apresentação da bela orquestra de cordas da Furb acontece hoje às 19h

A Orquestra de Cordas, segmento da Orquestra da FURB, apresenta um programa de Música Antiga em comemoração ao aniversário de 54 anos da FURB - Universidade Regional de Blumenau.

Às 19 horas, no auditório Rivadávia Wollstein (Bloco T), apresenta-se a Orquestra de Cordas da FURB com um pequeno programa dedicado à música do século XVIII, com os compositores Antonio Vivaldi e Georg Philipp Telemann. Serão executados, com fundamento na interpretação histórica, três concertos para instrumento solista e orquestra com integrantes do grupo e uma participação especial.

O primeiro é o Concerto em Fá Maior (RV 434), Op. 10, nº 5, para flauta doce, cordas e baixo contínuo, de AntonioVivaldi, que será executado pela professora do Curso de Música Camila Werling, como convidada especial. Em seguida, mais um concerto do italiano Vivaldi, o Concerto em Dó Maior (RV 399), para violoncelo, cordas e baixo contínuo, tendo como solista o violoncelista uruguaio e integrante da orquestra Victor Hugo Ruiz Reggiardo. Para finalizar será executado o Concerto em Ré Maior, para trompete, cordas e baixo contínuo (TWV 51: D7), de Georg Phillip Telemann, tendo como solista o estudante do Curso de Música, o trompetista Carlos Roberto Eggert Junior.

A comemoração é dupla porque a Orquestra de Cordas da FURB, também festeja seus 10 anos de atividades. Iniciou suas atividades em 2008 como um segmento musical específico pertencente à Orquestra da FURB, oportunizada pelo então amestro Frank Graf para que se desenvolvesse um trabalho específico com o repertório antigo. A formação instrumental configura-se pela base original das orquestras do século XVIII, composta pelos primeiros violinos, segundos violinos, violas, violoncelos e contrabaixos. Tem em seu currículo interpretações de estilo barroco francês e italiano e compositores como Antonio Vivaldi, Caspar Ferdinand Fischer, Jean Phillip Rameau, Henry Purcell, Niccolò Pórpora, Georg Phillip Telemann, Johann Sebastian Bach e Georg Friedrich Haendel. Desde a sua fundação a regência está sob a responsabilidade do maestro Roberto Fabiano Rossbach.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE