Ricciardo deve substituir Hamilton após aposentadoria
Foto: DivulgaçãoThursday, 08 September 2022
aniel Ricciardo pode se tornar o substituto de Hamilton quando ele decidir se aposentar da Mercedes.
Daniel Ricciardo está em negociação com a Mercedes para entrar oficialmente para a Mercedes em 2023 como piloto reserva. Segundo Joe Saward, jornalista especializado em F1, esta oportunidade abriria a possibilidade do australiano se fortalecer na escuderia e substituir Lewis Hamilton quando o heptacampeão se aposentar.
Após dois anos ruins ao lado da McLaren, Ricciardo pode deixar a Fórmula 1 no final desta temporada. Apesar do contrato de três anos, um acordo mútuo entre Ricciardo e a McLaren deixou o caminho livre para Oscar Piastri assumir sua vaga na temporada 2023.
O destino de Ricciardo ficou indefinido após ele ter sido flagrado pelas câmeras dizendo a Sergio Perez que iria tirar um “ano sabático e voltar em 2024”. No entanto, não se sabe se esse ano sabático seria uma pausa completa na Fórmula 1 ou um ano como piloto reserva.
Próximos passos de Ricciardo na F1
Em entrevista ao ‘The Core’, o piloto não revelou para qual escuderia deseja ir, mas adiantou que analisará todas as opções para se manter na Fórmula 1: “Aquela ‘chama no meu estômago’ ainda está lá. Não desapareceu. Existem algumas vantagens em tirar um tempo de folga, mas obviamente poder ficar [na F11] é muito bom”, disse Ricciardo.
“Então estou ouvindo tudo. Mesmo que seja como piloto reserva, eu não quero ser orgulhoso demais e dizer ‘eu sou bom demais para isso’. Eu só quero ouvir tudo e decidir o que faz sentido”, defendeu Ricciardo.
Futuro na Mercedes?
Segundo Saward, Ricciardo pode tirar um ano de folga antes de retornar como reserva da Mercedes em 2024 e, eventualmente, assumir a função de Hamilton quando o britânico decidir se aposentar. “Os últimos comentários são de que Daniel pode tirar um ano de folga em 2023 se a vaga na Alpine não for lhe oferecida”, escreveu Saward em seu blog.
“Como um piloto experiente e vencedor na F1, ele poderia retornar ao esporte como reserva em 2024, ajudando a reconstruir sua confiança ao comparar seu desempenho contra os principais nomes [da F1]”, destacou sobre Ricciardo.
“Ouvi dizer que ele está conversando com a Mercedes sobre esse papel, o que o deixaria com a chance de uma vaga no futuro quando Lewis Hamilton decidir que já foi o suficiente [e se aposentar]”, defendeu um trecho do Blog.
Há algum tempo atrás, antes da transferência de Ricciardo para a Renault, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, já havia falado sobre “estar de olho” no australiano. Wolff disse na época que “sempre estamos de olho em Daniel, gostamos muito dele aqui”, mas a Mercedes optou por ficar com Valtteri Bottas ao lado de Lewis Hamilton.