Brasileiros mandam bem no fim de semana
Foto: DivulgaçãoMonday, 24 October 2022
Tênis, taekwondo e badminton foram alguns dos esportes nos quais os atletas mais mandaram bem.
O Brasil conquistou títulos importantes na última semana nos esportes olímpicos. No tênis, uma dobradinha no WTA de Guadalajara nas duplas, com Luisa Stefani levanto o título e Bia Haddad com o vice e, de quebra, levando a vaga no Finals, competição que reúne as oito melhores parcerias do ano. No taekwondo, no último grande torneio antes do Campeonato Mundial, Maicon Andrade levou o ouro no Grand Prix de Manchester, evento que reuniu os melhores do mundo. No badminton, o Brasil ficou com quatro ouros no Aberto do Peru. Por outro lado, em competições de saltos ornamentais, vela, judô e tiro esportivo, a participação verde-amarela foi discreta.
Depois de ficar um ano parada por conta de uma lesão, a medalhista olímpica Luisa Stefani tem conquistado bons resultados, e o melhor deles veio essa semana. Jogando ao lado da australiana Storm Sanders, foi campeã do WTA de Guadalajara, derrotando na final a dupla formada por Bia Haddad e Ana Danilina. Com o resultado, Luisa voltou ao top 60 do ranking mundial e vem mostrando que está em um nível muito bom, mesmo após todo o tempo lesionada.
Beatriz Haddad, jogando ao lado de Ana Danilina, ficou com o vice-campeonato no WTA 1000 de Guadalajara, no México. Com o resultado, a dupla se garantiu no Finals, competição que reúne só as oito melhores parcerias do mundo. Na campanha, vitórias importantes, como contra as campeãs olímpicas Barbora Krejčíková e Kateřina Siniaková e as americanas Coco Gauff e Jessica Pegula.
O Grand Prix de Manchester, na Inglaterra, reuniu os 28 melhores atletas de cada categoria do taekwondo, e valeu como o último desafio antes do Campeonato Mundial, mês que vem, no México. O Brasil conquistou uma medalha de ouro com Maicon Andrade, na categoria acima de 80kg, com cinco vitórias em cinco lutas. O Brasil ainda fez boas campanhas com Ícaro Miguel (acima 80kg) e Carol Santos(até 68kg), eliminados nas quartas de final.
O Brasil conquistou quatro medalhas de ouro no Open de Lima, no Peru, de badminton, competição que vale pontos para o ranking mundial, contou com a presença dos principais atletas do continente, e alguns de fora das Américas. No feminino, Juliana Viana foi ouro no individual, enquanto Jaqueline Lima e Sâmia Lima levaram nas duplas. No masculino, Jonathan Matias foi campeão individual. Nas duplas mista, o título ficou com Fabrício Farias e Jaqueline Lima.
MEDALHAS NO MUNDIAL DE CICLISMO PARALÍMPICO
O Brasil conquistou duas medalhas no Mundial de ciclismo pista paralímpico, na França. Sabrina Custódia foi prata nos 500 m contrarrelógio na classe C2 com o tempo de 43s341, enquanto Lauro Chaman foi bronze no Omniun da classe C5. A disputa Omnium reúne quatro provas e o resultado geral é a pontuação acumulada. Ele 30 pontos na prova dos 200 m, 34 na perseguição individual, 36 na Scratch, e 28 na prova dos 1.000 m, acumulando 128 pontos no total da classificação geral, o que lhe rendeu a terceira colocação no pódio.
BOAS MARCAS NOS 100m RASOS
A temporada do atletismo está acabando e os brasileiros seguem com boas marcas nos 100m rasos. Em um Open da Federação Paulista, realizado no Centro Olímpico, Erik Felipe fez o tempo de 10s09 e Felipe Bardi 10s10, mostrando que a dupla tem condições de correr abaixo dos 10s no ano que vem. Os dois fizeram parte do revezamento brasileiro no Mundial desse ano.
ISAQUIAS CAMPEÃO E O IRMÃO VICE
Uma evento reunindo as modalidades do remo e canoagem marcou a semana na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. A Copa Brasil de canoagem velocidade foi realizada ao mesmo tempo que o CBI de remo, uma das principais competições da temporada no país. Destaque para Isaquias Queiroz, que levou o C1 1000m, deixando seu irmão, Lucas, em segundo lugar.
FLAMENGO TRICAMPEÃO
O Flamengo dominou o Campeonato Brasileiro Interclubes de Remo, com vitória em 16 das 45 provas disputadas, ficando na frente do Botafogo. Na disputa paralímpica, título também do Flamengo, seguido pelo Pinheiros (SP).
ETAPA DO CIRCUITO DE VÔLEI DE PRAIA
Vitor Felipe/Renato e Tainá/Victória foram campeões da etapa de Maceió do Circuito Brasileiro de vôlei de praia. No masculino, o time atual vice-campeão mundial superou Alison/Álvaro Filho por 2 a 0, enquanto no feminino Tainá e Victoria surpreenderam Bárbara Seixas/Carol Solberg por 2 a 1.
SELEÇÃO SUB-17 CAI NAS QUARTAS
A seleção feminina do Brasil foi eliminada nas quartas de final da Copa do Mundo sub-17 de futebol, realizada na Índia. O time fez uma boa primeira fase, com vitórias sobre Marrocos e Índia, e um empate com as americanas, mas caiu nas quartas de final diante da Alemanha por 2 a 0. Quando a partida estava 1 a 0, ainda no primeiro tempo, o Brasil teve um gol anulado de forma polêmica, após quatro minutos de análise do VAR.
MAIS UM SHOW DE BRUNA NO HANDEBOL
Bruna de Paula segue se destacando pelo Metz, equipe francesa que disputa a Champions League feminina de handebol, principal competição de clubes do mundo. No fim de semana, a equipe venceu o Zagreb, da Croácia, por 38 a 13, com seis gols da brasileira. Bruna, agora, tem 42 gols e é a quarta maior artilheira do torneio no momento.
SEM MEDALHA NO JUDÔ
O Brasil foi com uma equipe jovem e renovada para o Grand Slam de Abu Dhabi de judô. Enquanto os titulares, que disputaram o Campeonato Mundial há dez dias, descansam, um time renovado da seleção viajou para os Emirados Árabes. Nenhuma medalha foi conquistada e o destaque do time foi Yasmin Lima, que ficou em quinto lugar, perdendo o bronze no golden score para a medalhista olímpica Odette Giufrida, da Itália.
MEDALHAS NO PENTATLO
A cidade de Resende, no Rio de Janeiro, recebeu o Campeonato Sul-Americano e Pan-Americano de pentatlo moderno. No feminino, Marcela Mello, de 18 anos, foi prata, e Isabela Abreu, 27, foi bronze no Pan da modalidade. Como o ouro foi conquistado por uma mexicana, Marcela e Isabela, por consequência, fizeram a dobradinha do Sul-Americano. Danilo Fagundes foi prata no Sul-Americano e quarto colocado no pan-americano, sendo o melhor brasileiro na competição masculina.
ELIMINAÇÕES CONTRA CHINESES
O Circuito Mundial de tênis de mesa teve, na semana que passou, a etapa de Macau, na China. Os brasileiros não deram muita sorte no chaveamento e pegaram, logo de cara, mesa-tenistas da casa. Hugo Calderano perdeu na estreia para Wang Chuqin, décimo primeiro do ranking mundial, por 3 sets a 0 (11/9, 14/12 e 11/4). Já Bruna Takahashi não resistiu a número 1 do mundo, Sun Yingsha, também por 3 a 0.
PARTICIPAÇÕES DISCRETAS
O Brasil foi com uma equipe pequena para a disputa do Campeonato Mundial de tiro esportivo, realizado no Egito. Cassio Rippel foi 18º na carabina deitado e 43º na carabina três posições. Já Emerson Duarte foi 42º na pistola tiro rápido. No Campeonato Mundial da classe IQ FOIL de vela, os brasileiros ficaram longe da final. O principal resultado foi de Matheus Isaac, 37º colocado.
SALTOS ORNAMENTAIS
Já nos saltos ornamentais, o Brasil foi com uma equipe renovada para a Copa do Mundo de Berlim, na Alemanha, segunda competição mais relevante do ano, atrás só do Campeonato Mundial. Sem os principais nomes (Ingrid Oliveira e Kawan Pereira), o melhor resultado ficou com Luana Lira no trampolim 3m, em 7º lugar. Nas dupla, Luana e Anna Lucia ficaram em quinto lugar na competição que contou só com cinco duplas. Rafael Max foi 12º na decisão do trampolim, ele era o mais novo da competição, com 18 anos.