Blumenauense é convocado para Jogos Parapan na Colômbia

Blumenauense é convocado para Jogos Parapan na Colômbia
Foto: Divulgação

Friday, 28 October 2022

Pedro Gabriel Pereira é paratleta do Programa de Paradesporto de Blumenau.

O paratleta blumenauense Pedro Gabriel Pereira, integrante do Programa de Paradesporto de Blumenau foi Pré-convocado para representar a Seleção Brasileira de Futebol PC que disputará a quinta edição dos Jogos Parapan- Americana da Juventude que será realizado na cidade de Bogotá na Colômbia.

O boletim assinado pelo presidente da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), Artur Cruz, informa que Pedro irá compor uma lista a ser inserida no Sistema de Competições do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), visando à preparação da Seleção Brasileira de Futebol PC para o Parapan da Juventude.

Sobre o Futebol PC

O futebol PC é praticado por atletas com paralisia cerebral, decorrente de seqüelas de traumatismo crânio-encefálico ou de acidentes vasculares cerebrais. As regras são da FIFA, mas com algumas adaptações feitas pela Associação Internacional de Esporte e Recreação para Paralisados Cerebrais (CP-ISRA). O campo tem no máximo 75m x 55m, com balizas de 5m x 2m. A marca do pênalti fica a 9,20m do centro da linha de gol.

Cada time tem sete jogadores (incluindo o goleiro) e cinco reservas. A partida dura 60 minutos, divididos em dois tempos de 30, com um intervalo de 10. Não existe regra para impedimento e a cobrança lateral pode ser feita com apenas uma das mãos, rolando a bola no chão.

Jogos Parapan-Americanos da Juventude

A quinta edição os Jogos Parapan-Americanos de jovens será realizado em junho de 2023, entre os dias 2 e 12 de novembro de 2023 em Bogotá na Colômbia. A competição tem como objetivo desenvolver o esporte paralímpico para nas Américas. A última edição dos Jogos foi realizada em 2017 e reuniu na cidade de São Paulo mais de 800 paratletas.

Programa de Paradesporto de Blumenau

O Programa de Paradesporto é realizado pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Associação de Paradesporto de Blumenau (Apesblu), com o apoio da Secretaria do Esporte (SME) e de diversos parceiros da iniciativa privada, que contribuem para a manutenção do projeto, desde a iniciação paraesportiva escolar até o alto rendimento.

“Nosso maior objetivo é transformar vidas através do esporte, e a função do nosso programa de Paradesporto de Blumenau e fazer que os paratletas tenham as suas vidas e famílias transformadas, e com isso estejam bem preparados para as convocações, e quem sabe possam representar o Brasil nas Paralimpíadas de Paris em 2024. É por isso que na minha gestão nós investimos mais de R$ 2 milhões por ano Programa de Paradesporto e mais de R$ 6 milhões por ano no Bolsa Desportista para oferecer as condições necessárias para que os paratletas estejam sempre bem preparados possam representar da melhor forma a nossa cidade, o nosso estado e o nosso país”, afirma o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.”


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE