Ferrari perde dois grandes patrocinadores
Foto: DivulgaçãoWednesday, 04 January 2023
A Ferrari anunciou um acordo de longo prazo com a empresa de criptomoedas Velas no final de 202.
A Ferrari e a empresa de criptomoedas Velas não continuarão sua parceria após um primeiro ano amargo. A marca de blockchain foi removida da lista de parceiros da Ferrari, assim como o logotipo da empresa de chips semicondutores Snapdragon. Ambos eram classificados como patrocinadores premium dos Vermelhos.
A Ferrari anunciou um acordo de longo prazo com a empresa de criptomoedas Velas no final de 2021, com a marca aparecendo em carros e macacões.
No entanto, uma fonte próxima a ambas as empresas indicou que a Ferrari não cumpriu as cláusulas que permitem a Velas criar imagens NFT, enquanto esta última estaria em violação financeira. Segundo a fonte, ações judiciais estão sendo cogitadas pelas partes.
Criptomoedas sofreram um baque
O mercado de criptomoedas sofreu um baque duro recentemente, com a FTX, parceira da Mercedes F1, declarando falência em dezembro e ficando devendo cerca de US$ 15 milhões aos Prateados.
A Mercedes F1 removeu toda a marca FTX de seus ativos da marca em novembro, com o chefe da equipe Toto Wolff na época sugerindo que a maioria das equipes de F1 poderia ser impactada de forma semelhante.
“Toda equipe tem patrocinadores assim, assim como a organização da Fórmula 1 como tal. Portanto, todos seriam afetados”, disse o austríaco.
Em relação ao Snapdragon, outra fonte indicou que a separação é mútua, sendo esperado um comunicado conjunto oportunamente.
O CEO da Ferrari, Benedetto Vigna, ingressou na empresa em julho de 2021 vindo do rival de semicondutores STMicro, mas não está claro se os dois estão conectados.
É provável que a Snapdragon se mude para outra equipe de F1, potencialmente retornando à Mercedes depois que a Qualcomm e a Mercedes, controladora do semicondutor, anunciaram recentemente uma grande joint venture de eletrônicos de ‘cockpit’.
Ferrari perde grandes patrocinadores
A perda da Velas e da Snapdragon significa que a Ferrari precisa preencher um buraco significativo em seu portfólio, com estimativas sugerindo que o acordo com a Velas valia USD 30 milhões por ano, com a contribuição da Snapdragon totalizando mais USD 25 milhões em dinheiro e suporte técnico.
Juntas, as duas marcas contribuíram com cerca de um quarto da receita comercial da Scuderia.
A Ferrari apresentará seu carro 2023 em 14 de fevereiro, dia dos namorados nos EUA e em muitos países da Europa, mas ainda não revelou o local.