Indaial inaugura Quadra Comunitária
Foto: DivulgaçãoTuesday, 13 June 2023
Professora Gertrud Maria Roczanski é homenageada pelo novo espaço.
Neste sábado, dia 17 de junho, às 15h, a Secretaria de Educação de Indaial também irá promover a inauguração da Quadra Comunitária “Professora Gertrud Maria Roczanski”, anexa à Unidade de Educação Infantil Polaquia (Rua Adolfo Molinari, 2.825).
A obra contemplou a construção e cobertura de uma quadra poliesportiva com dimensões internas de 259 m², além de fechamento lateral do espaço, pintura do piso com demarcação esportiva, sistema de iluminação interna e equipamentos esportivos. O investimento, com recursos próprios da Secretaria de Educação, é de aproximadamente R$1,2 milhão.
“A quadra é um importante espaço, que irá agregar à infraestrutura da unidade, podendo ser utilizado para atividades esportivas e recreativas, reunião de pais e eventos. Seguimos com nosso compromisso de ter quadras cobertas em mais instituições de ensino, outras entregas oficiais à comunidade vão acontecer nas próximas semanas”, comenta o secretário de Educação, Márcio Selhorst.
Ainda no sábado, a UEI Polaquia irá realizar o evento “Festa da Família, das 14h30 às 16h30, com apresentação das crianças, exposição de trabalhos, brincadeiras em família e venda de cachorro-quente e refrigerante.
Sobre a homenageada
Gertrud Maria Roczanski nasceu em 22 de fevereiro de 1920, na cidade de Indaial. Filha de Guilherme e Maria Dickmann, residia no bairro Encano Alto. Em uma família de 13 irmãos, sua primeira professora também era sua irmã, Basília Dickmann.
Dedicando sua vida aos estudos, em 1934 colocou em prática o que havia aprendido no tempo da escola, lecionou na Escola Paroquial do Encano Alto e em 1939 foi convidada a assumir a Escola Lauro Muller, localizada no bairro Polaquia, uma pequena casa de madeira que contava com 49 alunos.
Em 1944 casou-se com Johann Roczanski e passaram a residir junto à escola. Teve cinco filhos, todos tendo como professora sua própria mãe e irmã. Aposentou-se no ano de 1962 e veio a falecer no dia 10 de junho de 1990, deixando um legado de cultura e estímulo ao estudo.
Uma de suas frases era: “O saber não ocupa lugar”. Sempre à frente do seu tempo, dedicava-se à escola em tempo integral. Era disciplinada, austera, ensinando gerações de alunos e atendendo de forma multisseriada.
Em 2001 a Escola passa a ser nomeada com seu nome, porém, com a desativação da escola e criação da Unidade de Educação Infantil, houve alteração na nomenclatura do espaço, que passou a ser identificada como UEI Polaquia, a qual receberá a quadra comunitária mencionada.
A denominação da quadra homenageia a atuação desta profissional, inclusive honrando-a com a antiga nomeação da Escola desativada anteriormente.