Recordes de Senna que ainda não foram quebrados

Thursday, 02 May 2024
Legado do piloto brasileiro segue intacto também em marcas históricas da categoria.
Mesmo 30 anos após sua morte no GP de Ímola, em 1º de maio de 1994, o tricampeão mundial Ayrton Senna ainda segue como detentor de alguns recordes na Fórmula 1.
São marcas que explicam, em parte, o tamanho do legado do piloto brasileiro na principal categoria do automobilismo.
Vitórias consecutivas em um mesmo GP
Ayrton Senna conquistou cinco vitórias consecutivas no GP de Mônaco entre 1989 e 1993. Até hoje, apenas Lewis Hamilton conseguiu também cinco triunfos consecutivos em uma mesma prova. No caso do piloto britânico, foi no GP da Espanha, entre 2017 a 2021.
Maior vencedor em Mônaco
Com seus vitórias no GP de Mônaco, Senna ainda continua como maior vencedor da prova três décadas depois de sua morte. Michael Schumacher e Graham Hill chegaram perto, com cinco triunfos, mas não conseguiram igualar a marca do brasileiro.
Poles consecutivas em um único GP
Entre 1985 e 1991, Senna largou na pole position em todas as sete edições do GP de San Marino. É até hoje o recorde de poles consecutivas em uma mesma prova.
Poles consecutivas na temporada
O brasileiro também é o detentor da marca de mais poles consecutivas em uma mesma temporada, com oito, superando o recorde então vigente que pertencia a Niki Lauda (sete poles em 1974). Ayrton Senna alcançou essa sequência em 1989, ano em que seu rival Alain Prost ficou com o título da Fórmula 1.
Largadas consecutivas na primeira fila
Senna largou no 1º ou no 2º lugar durante 24 corridas seguidas entre o GP da Alemanha de 1988 e o GP da Austrália de 1989. Lewis Hamilton chegou perto de igualar o brasileiro, com 20 largadas na primeira fila em 2014 e 2015.