Receita do SPFC aumenta 63% em 6 anos

Receita do SPFC aumenta 63% em 6 anos
Foto: Divulgação

Wednesday, 10 July 2024

O clube arrecadou R$ 680,8 milhões em 2023 e não gastará com a reforma e ampliação do MorumBIS.

Com a 3ª maior torcida do país (segundo pesquisa Atlas publicada pelo Globo Esporte), o São Paulo tem sido bem-sucedido ao aumentar suas receitas ano após ano. Elevou em 63% a entrada de recursos desde 2018. O Poder360 conversou com Eduardo Toni, diretor de marketing do clube, a respeito das estratégias e prioridades do clube.

O aumento de receitas se acentuou a partir de 2021, com a chegada do atual presidente, Julio Casares. Em 2020, último ano de Carlos Augusto de Barros e Silva –o Leco– à frente do clube, o SPFC teve uma receita bruta de R$ 415,6 milhões.

Em 2021, a receita subiu para R$ 425,2 milhões. Saltou para R$ 660,5 milhões no ano seguinte. Em 2023, o clube arrecadou R$ 680,8 milhões (aumento de 63,8% em relação ao último ano da gestão anterior).

Os patrocínios na camisa do time principal estão entre as principais fontes de renda do São Paulo, que rendem R$ 76 milhões por ano.

O patrocínio máster, da Superbet, está entre os 10 maiores do futebol brasileiro, ocupando o 3º lugar com R$ 52 milhões por ano.

O clube tem também um programa Sócio Torcedor, que faturou R$ 20,5 milhões em 2023 –13,3% a mais que os R$ 18,1 milhões do ano anterior e 185% a mais que o último ano da gestão de Leco (R$ 7,2 milhões), quando, segundo o clube, houve queda no número de sócios por causa da pandemia de covid.

O São Paulo tem também um contrato de naming rights do estádio Morumbi (agora chamado de MorumBIS) de 3 anos. O clube recebe R$ 25 milhões por ano, totalizando R$ 75 milhões em todo o período.

Em dezembro de 2023, o SPFC fechou um contrato com a construtora WTorre para reformar o estádio. Dentre os requisitos do projeto está a ampliação da capacidade do local, dos atuais 66.795 para 85.000 lugares. A previsão é de que a obra seja finalizada em 2030, ano do centenário do clube.


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Redação

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