Times de Blumenau seguem na briga para subir no Catarinense

Times de Blumenau seguem na briga para subir no Catarinense
Foto: Divulgação

Monday, 09 June 2025

BEC venceu o Camboriú no sábado e o Metrô empatou fora de casa em Tubarão.

Depois de muito tempo, voltamos a ter futebol ao vivo em todos os fins de semana na cidade. Com a reforma e o retorno do Complexo Esportivo do SESI ao calendário, enquanto um time jogar fora de casa, o outro terá as dependências do estádio para receber sua torcida. Os clubes de Blumenau continuam firmes na luta para terminar a fase de classificação da Série B do Campeonato Catarinense na melhor colocação possível. Neste fim de semana, o Blumenau confirmou sua boa fase com a segunda vitória consecutiva e o Metropolitano conquistou seu primeiro ponto em um difícil confronto longe de seus domínios.

No sábado (07/06), a saudosa e vibrante torcida do BEC compareceu em peso para apoiar o Tricolor no SESI. No ano passado, o Blumenau perdeu o jogo em Balneário Camboriú nos detalhes, pois controlou a maior parte da partida. No confronto deste ano, entrou em campo determinado a não cometer os mesmos erros, tanto que Vinícius Jaú quase abriu o placar com um chute forte defendido pelo goleiro João Braga aos nove minutos. Aos 15’, a defesa ficou desatenta em uma bola cruzada e a bola sobrou redondinha para Índio pegar de primeira. Os zagueiros ainda tentaram interceptar a batida, mas os visitantes começaram em vantagem na primeira parte da etapa inicial.

Porém, o time que está mandando seus jogos neste ano em Ibirama não contava com a experiência e o talento de Diego Jardel, que depois de arriscar um chute no ângulo aos 19 minutos, empatou o jogo com uma bomba aos 23’ depois de uma bela jogada de Vinícius Jaú pela direita. O Cambura tentou reagir na sequência, mas o BEC não dava espaço e produziu boas jogadas com Sanderson e Habibi. Ainda assim, Wemerson perdeu uma chance incrível de colocar o time do litoral na frente aos 37’, depois de um cruzamento a meia altura.

O segundo tempo começou com ambas as equipes se lançando ao ataque para desempatar o jogo. Aos 14’, Vinícius Jaú estava livre na área quando recebeu um cruzamento limpo para virar o jogo, mas errou o cabeceio e se lamentou bastante. Não por muito tempo, pois o amuleto do técnico foi colocado em campo no minuto seguinte e, mais uma vez, mudou a partida. Dois minutos depois de entrar, o atacante Paul Henry partiu do campo de defesa pelo lado esquerdo e passou por todo mundo até lançar na área para Vinícius Jaú se redimir e colocar a bola no fundo das redes com um belo arremate de primeira.

No tempo restante, foram feitas algumas substituições e o equilíbrio permaneceu constante, com chances para os dois times. No último lance do jogo, o goleiro Glédson mostrou que está com os reflexos apurados e fez uma difícil defesa após a cobrança de uma falta lateral para o Camboriú. Fim de jogo e o placar de 2x1 colocou o BEC na liderança da Segundona, ao lado do Nação de Araquari. Nesta fase, cada ponto é importante porque os dois primeiros colocados ao final de oito rodadas se classificam diretamente para as semifinais, aguardando a definição dos adversários que ficarem entre terceiro e sexto.

Ontem (08/06) foi a vez do Metropolitano voltar a campo para se recuperar da derrota no clássico que abriu o campeonato no fim de semana anterior. Por conta da exclusão do Inter de Lages, o Tubarão foi o time que folgou na rodada passada e fazia sua estreia diante de sua torcida, que foi formada apenas por mulheres e crianças devido a uma punição recebida nos playoffs do ano passado.

Em campo, os mandantes começaram pressionando o Verdão. Inicialmente, com tentativas mais tímidas através de Caio Vieira e Marcelinho. A melhor chance veio depois da cobrança de um escanteio aos 20 minutos, onde o goleiro Éder foi rápido para evitar a cabeçada a queima-roupa do zagueiro Caio César. O primeiro chute a gol do Metrô veio pouco depois disso, quando um arremate que parecia perigoso acabou saindo pela linha lateral. Na sequência, Danilo soltou um petardo que tinha endereço certo, mas a bola acertou a cabeça de Gustavo, seu próprio companheiro, que precisou de atendimento médico.

Com o jogo já equilibrado, o time do Vale passou a ter maior controle da partida e produziu os principais lances de perigo até pelo menos os 33 minutos, quando Denner chutou pro alto uma bola que sobrou livre pra ele próxima da marca do pênalti. Aos 39, Acácio soltou uma bomba no ângulo de Éder e o arqueiro fez outra defesa espetacular, garantindo o empate sem gols no primeiro tempo. No intervalo, Lucas entrou no lugar de Caíque e acertou a trave do experiente goleiro Sidão logo aos quatro minutos. O Metrô passou a ter pleno domínio nos momentos seguintes e Gustavo quase abriu o placar aos 14’ do segundo tempo, quando o ex-Botafogo, São Paulo e Vasco colocou pra escanteio.

Na cobrança, a bola sobrou limpa para o zagueiro Ramon, que chutou forte e rasteiro, sem chances para o goleiro do Peixe. 1x0 Metropolitano. O troco quase veio aos 17’, quando Éder evitou um gol olímpico e fez milagre aos 25’, quando pegou no pulo um desvio certeiro na cabeçada de Caio Vieira. Aos 29’, porém, não teve como segurar a pressão. O Tubarão veio pra cima e passou a insistir até o atacante vencer o duelo contra o goleiro do Verdão e empatar o jogo. Caio ainda tentou um belo voleio aos 32’, mas não acertou o alvo. O Tubarão ainda chegou forte algumas vezes com Tinoco e pediram pênalti em dois lances ocorridos nos acréscimos da partida, com Bruninho e Caio Vieira. Antes do fim do jogo, os mandantes ainda tiveram uma falta dentro da meia-lua e o goleiro do Metrô segurou a bola por mais de oito segundos depois de sua segura defesa. A nova regra foi aplicada e o Tubarão ganhou um escanteio, que não foi aproveitado. Lucas ainda tentou um arremate antes do apito final, mas o placar de 1x1 não foi mais modificado. Os times agora dividem a quinta colocação com um ponto cada e permanecem no limite para a classificação para o mata-mata.

A segunda rodada da Série B do Catarinense teve os seguintes jogos:

  • Blumenau 2x1 Camboriú
  • Tubarão 1x1 Metropolitano
  • Fluminense 1x1 Juventus
  • Porto 0x2 Nação Esportes

Na próxima rodada, os dois clubes de Blumenau jogam no mesmo horário. Às 15h do próximo domingo (15/06), o Metrô recebe o Nação no SESI enquanto o BEC visita o Tubarão no Estádio Domingos Gonzales. Não deixe de prestigiar as nossas equipes, compareça aos estádios e vamos torcer para que a cidade esteja com suas duas forças na elite do Campeonato Catarinense do ano que vem.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE