Blumenauense disputamundial de tênis de mesa na Venezuela

Wednesday, 02 July 2025
Lucas Ewald tem 11 anos e participa da competição pela primeira vez.
O blumenauense Lucas Eduardo Ewald, de 11 anos, disputa entre terça e sexta-feira, dias 1º a 4, a etapa de Caracas (Venezuela) do Circuito Mundial de Tênis de Mesa 2025. Número 1 do ranking nacional, o atleta da SME/Blumenau representará o município e o Brasil nas categorias sub-11 e sub-13.
Lucas estreia nesta terça-feira na categoria sub-13. O atleta está no Grupo 6 e enfrenta os venezuelanos Tommy Golding e Flavio Vasquez em busca da vaga nas oitavas de finais.
Já a disputa da categoria sub-11 inicia na quinta-feira, dia 3. Lucas também está no Grupo 6 da competição e disputará a classificação para as oitavas de finais contra os venezuelanos Samuel Londono, Juan Adames e Carlos Bello.
O Circuito Mundial de Tênis de Mesa é organizado pela World Table Tennis (WTT), o órgão regulador mundial da modalidade, e reúne atletas de diversos países nas categorias sub-11, sub-23, sub-15, sub-17 e sub-19.
Promessa da modalidade e considerado um dos melhores mesatenistas sub-11 da América do Sul, Lucas foi convidado para participar do circuito mundial após ser destaque em outras competições – como o Campeonato Sul-Americano, onde foi medalhista em todas as categorias que disputou (ouro no individual, por equipes e nas duplas mistas e prata nas duplas do masculino).
O atleta está sendo acompanhado pelo técnico da equipe de tênis de mesa de Blumenau, Guilherme Henrique Miiller Gomes, com quem iniciou sua jornada no tênis de mesa através do Programa de Iniciação Esportiva, ação da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria do Esporte (SME), que oferece a prática esportiva gratuita para crianças e adolescentes em Blumenau.